00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8506
Tipo: Tese
Título: La literatura es algo muy frágil: as poéticas dessacralizadoras de Angélica Freitas, Cecília Pavón e Fernanda Laguna
Título(s) alternativo(s): La literatura es algo muy frágil: las poéticas desacralizadoras de Angélica Freitas, Cecilia Pavón y Fernanda Laguna
Autor(es): Silva, Eduarda Rocha Góis da
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Elaine Cristina Rapôso dos
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee4: Sales, Kall Lyws Barroso
Resumo: Esta tese tem como objetivo refletir criticamente sobre as poéticas dessacralizadoras de Angélica Freitas, Cecilia Pavón e Fernanda Laguna, que encenam outros modos de escrever, ler e editar poesia, ressignificando as noções tradicionais de literatura, autoria e obra. A partir da análise de poemas que desafiam modelos, muitas vezes, pré-estabelecidos pelo cânone, são examinados os procedimentos pelos quais essas poéticas escrevem outra história, arruinando o estabelecimento de consensos, reformulando as cenas da vida cotidiana, ao passo que produzem outras subjetividades e contribuem para desfazer o apagamento das mulheres no âmbito da literatura. Para pensar o que chamo de poéticas dessacralizadoras, são importantes como fundamentação teórica as postulações de Adrienne Rich sobre “escrita como re-visão” (2017), o conceito de literaturas pós-autônomas, de Josefina Ludmer (2009), as teorizações de Deleuze e Guattari (2014) em torno do que chamam de “literatura menor”, em diálogo interdisciplinar com diversas teóricas da crítica feminista, e a fortuna crítica das poetas estudadas. O corpus desta pesquisa é formado, principalmente, pelas obras rilke shake (2007) e um útero é do tamanho de um punho (2012), de Angélica Freitas; a antologia Un hotel con mi nombre (2012), que reúne a obra poética de Cecilia Pavón, até a data da publicação; Control o no control (2012), que reúne parte da produção de Fernanda Laguna, e seu livro mais recente, Los grandes proyectos (2018); além de plaquetes publicadas por Laguna e Pavón em sua editora em fotocópias, Belleza y felicidad.
Abstract: This doctoral dissertation aims to reflect critically on the desecrating poetics of Angélica Freitas, Cecilia Pavón, and Fernanda Laguna, that enact other ways of writing, reading and editing poetry, resignifying the traditional notions of literature, authorship, and work. From the analysis of poems that challenge models oftentimes pre-established by the canon, the procedures by which these poetics write other stories are analyzed, dismantling the establishment of consensus, dislocating meanings, reediting scenes of everyday life, while producing other subjectivities and contribute to undo the erasure of women in the literary sphere. In order to think what I call desecrating poetics, Adrienne Rich's postulations on “writing as re-vision” (2017), the concept of post-autonomous literature, by Josefina Ludmer (2009), and the theorizations of Deleuze and Guattari (2014) on what is called “minor literature” are important as theoretical foundation, in a interdisciplinary dialogue with several theorists from feminist criticism and the critical fortune of the poets analyzed. The corpus of this research is formed mainly by the works rilke shake (2007) e o útero é do tamanho de um punho (2012), by Angélica Freitas; the anthology Un hotel con mi hombre (2012), which brings together the poetic works by Cecilia Pavón until the date of publication; Control o no control (2012), that collects Fernanda Laguna’s production until 2012, and her latest release Los grandes proyectos (2018); in addition to the plaquetes, photocopied editions published by Laguna and Pavón in their publishing house, Belleza y feliciad.
Palavras-chave: Freitas, Angélica, 1973-
Laguna, Fernanda, 1972-
Pavón, Cecilia, 1973-
Poesia latino-americana - contemporânea
Crítica literária feminista
Angélica Freitas
Fernanda Laguna
Cecilia Pavón
Contemporary latin-american poetry
Feminist literary criticism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Eduarda Rocha Góis da. La literatura es algo muy frágil : as poéticas dessacralizadoras de Angélica Freitas, Cecilia Pavón e Fernanda Laguna. 2022. 161 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8506
Data do documento: 30-abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.