00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ronaldo Bispo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671563366079561pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Ruy Matos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262551507452008pt_BR
dc.contributor.referee2Penna, Tiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026365363968465pt_BR
dc.creatorLima, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9821204906068869pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T06:55:54Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-11T06:55:54Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres. Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães. 2022. 53 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8480-
dc.description.abstractIn this study I discuss how poetic creation takes place in the media universe, approaching video art and, in particular, Cao Guimarães's video production. The intention is to reflect on aspects of a poetic production, in which the poem does not exist in physical space (book), but in virtual space and time. The crisis of traditional media will be one of the motivating factors for the literature to start manifesting itself incorporating other media and languages, thus promoting the friction of video with poetry. The video poem is hybrid in it’s nature, combining technology and art. Thus, this work establishes a debate about some aesthetic concepts claimed by the work of art in the digital age, in an attempt to observe how literary language behaves in the face of this new technological reality, with electronic media, and what place creation takes. poetics in the universe of video art and media, also addressing concepts of image and time. To this end, I analyze two videos by Cao Guimarães, Sopro (2000) and Concerto para Chlorophyll (2004), based on theoretical and methodological studies of theory and criticism of video art, videopoetry, and image.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuimarães, Cao, 1965-pt_BR
dc.subjectVideoartept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectVideo artpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleArte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarãespt_BR
dc.title.alternativeArt and media: reconfigurations aesthetic in Cao Guimarães videotapespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo discuto como se dá a criação poética no universo da mídia, abordando a videoarte e, em especial, a produção videográfica de Cao Guimarães. Tem-se o intuito de refletir sobre aspectos de uma produção poética, na qual o poema passa a não existir no espaço físico (livro), mas no espaço virtual e no tempo. A crise dos suportes tradicionais será um dos fatores motivadores para que a literatura passe a manifestar-se incorporando outras mídias e linguagens promovendo assim a fricção do vídeo com a poesia. O videopoema é híbrido por natureza, unindo tecnologia e arte. Sendo assim, este trabalho estabelece um debate a respeito de alguns conceitos estéticos reclamados pela obra de arte na era digital, na tentativa de observar como a linguagem literária se comporta diante dessa nova realidade tecnológica, com os meios eletrônicos, e que lugar ocupa a criação poética no universo da videoarte e da mídia, abordando também conceitos de imagem e tempo. Para tal, analiso dois vídeos de Cao Guimarães, Sopro (2000) e Concerto para Clorofila (2004), tendo como fundamento teórico-metodológico estudos de teoria e crítica da videoarte, da videopoesia, e da imagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.