00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A intertextualidade na escrita de textos argumentativos: uma pesquisa interventiva numa turma do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Intertextuality in the writing of argumentative texts: an interventional research in an elementary school class
Autor(es): Silva, Luiz Gustavo da
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
Resumo: A argumentação é uma atividade discursiva que está presente no nosso dia a dia e se caracteriza pela intenção de convencer e persuadir o interlocutor por meio do emprego de diferentes argumentos, tanto na oralidade quanto na escrita. Podemos construir com base na argumentação soluções para nossos problemas, concordando ou discordando a partir de nosso ponto de vista ou de outrem. Nossa experiência tem demonstrado que os alunos não estão conseguindo formular textos argumentativos em que demonstrem seu ponto de vista, em virtude de três fatores: o primeiro refere-se à falta de conhecimento sobre o tema; o segundo, à falta de conhecimento sobre a própria estrutura argumentativa; o último, à predileção por cópia e colagem de textos de outrem. O resultado dessa combinação é muitas vezes um texto argumentativo que tem mais plágio do que autoria. Pensando em reverter esse quadro, nosso objetivo é ensinar aos alunos a incorporarem as diversas vozes à sua escrita argumentativa, sem a perspectiva do apagamento como sujeito e sem a necessidade de plagiar, através de uma metodologia de caráter interventivo que permitiu aos alunos aprenderem a se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva. A fundamentação teórica deste trabalho foi alicerçada em dois conceitos: a intertextualidade e a argumentação. Para as questões relacionadas à argumentação, utilizamos inicialmente Adam (2011); Cabral (2017); Ferreira (2017); Fiorin (2015); Garcia (2010); Koch (2011, 2016); Marquesi (2017), Sacrini (2016), Walton (2012), Weston (2009); para as questões relacionada à intertextualidade, foram utilizados os postulados de Bakhtin e da Linguística Textual, a saber: Antunes (2010, 2017); Cavalcante (2017, 2018); Fiorin (2015); Koch (2012); Marcuschi (2008). A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, com a qual foi desenvolvida uma sequência de atividades tendo como base a intertextualidade e a argumentação. Os dados colhidos neste trabalho evidenciam que a intertextualidade contribui de forma significativa para a (re)construção de sentido de um texto argumentativo, não somente como um argumento de autoridade, mas também como um princípio constitutivo. O resultado final foi a possibilidade de formular um texto argumentativo sem a necessidade de plagiar argumentos de outra pessoa.
Abstract: Argumentation is a discursive activity that is present in our daily lives and is characterized by the intention of convincing and persuading the interlocutor through the use of different arguments, both in orally and in writing. We can build, based on argument, solutions to our problems, agreeing or disagreeing from our point of view or that of others. Our experience has shown that students are not able to formulate argumentative texts in which they demonstrate their point of view, due to three factors: the first refers to the lack of knowledge on the subject; the second to the lack of knowledge about the argumentative structure itself; the last, the predilection for copying and pasting someone else's texts. The result of this combination is often an argumentative text that has more plagiarism than authorship. Thinking about reversing this situation, our goal is to teach students to incorporate the different voices in their argumentative writing, without the perspective of erasure as a subject and without the need to plagiarize, through an interventionist methodology that allowed students to learn how to position critically, responsibly and constructively. The theoretical foundation of this work was based on two concepts: intertextuality and argumentation. For questions related to argumentation, we initially used Adam (2011); Cabral (2017); Ferreira (2017); Fiorin (2015); Garcia (2010); Koch (2011, 2016); Marquesi (2017), Sacrini (2016), Walton (2012), Weston (2009); for questions related to intertextuality, Bakhtin's and Textual Linguistics postulates were used, namely: Antunes (2010, 2017); Cavalcante (2017, 2018); Fiorin (2015); Koch (2012); Marcuschi (2008). The applied methodology was action research, with which a sequence of activities was developed based on intertextuality and argumentation. The data collected in this work show that intertextuality contributes significantly to the (re) construction of the meaning of an argumentative text, not only as an argument of authority, but also as a constitutive principle. The end result was the possibility of formulating an argumentative text without the need to plagiarize someone else's arguments.
Palavras-chave: Intertextualidade
Argumentação
Ensino da escrita
Intertextuality
Argumentation
Teaching writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA, Luiz Gustavo da. A intertextualidade na escrita de textos argumentativos: uma pesquisa interventiva numa turma do ensino fundamental. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8476
Data do documento: 19-fev-2020
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