00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8475
Tipo: Dissertação
Título: Desafios da professora de língua portuguesa no ensino das relações imagem-texto com do 7º ano
Título(s) alternativo(s): Challenges of the portuguese language teacher in the teaching of image-text relationships with the 7º grade
Autor(es): Silva, Lívia de Oliveira
Primeiro Orientador: Gomes, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: Este trabalho trata da importância da leitura verbo-visual e dos desafios do ensino das relações verbo-visuais a alunos do 7o ano. Vivemos em um mundo repleto de imagens, e os materiais didáticos, em geral, trazem muitas imagens sem discutir a potencialidade expressiva desse recurso, como se a leitura de imagens fosse algo natural, inerente a todo leitor. O objetivo desta pesquisa foi procurar formas de promover o letramento visual, que conforme Stokes apud Silvino (2012), é a habilidade de ler, interpretar e entender a informação apresentada em imagens nos diferentes tipos de textos e suas relações com os textos verbais,que não foi dito pela autora, mas que fazem parte desse letramento. Os objetivos específicos são dois: (a) identificar atividades didáticas que ajudem o aluno a compreender os fundamentos da linguagem visual e (b) desenvolver a habilidade de leitura de textos verbo- visuais. Questões norteadoras são: (a) que atividades desenvolver, com alunos do 7o ano, para levá-los à compreensão das relações entre texto e imagem em diferentes textos? (b) qual a importância da leitura verbo-visual para a compreensão dos diversos tipos textuais trabalhados em sala de aula? O embasamento teórico veio de: Gomes (2019); Linden (2018); Odilon Moraes, Rona Hanning e Maurício Paraguassu (2012); Nikolajeva e Scott (2011) e Ramos (2013). É uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Para gerar os dados, foram usados os instrumentos: sequência didática, diário de bordo do professor, fotos e vídeos, atividades e produções dos alunos. Inicialmente, foi desenvolvida uma proposta didática de exploração, e depois foi aplicada uma sequência didática composta de nove etapas, num total de dezenove aulas. Primeiro, as atividades proporcionaram o diagnóstico de que os alunos pouco aproveitavam das imagens contidas em textos verbo-visuais e precisavam dar mais atenção aos detalhes dessas imagens a respeito das relações entre imagem e texto; a partir das atividades aplicadas na sequência didática, foram analisadas 273 atividades, e notei que os alunos passaram a reconhecer as relações verbo-visuais nos textos e a identificar o uso de outros recursos expressivos nos textos verbo-visuais, também eram capazes de identificar as funções que a imagem tem junto ao texto e vice-versa e confirmei a importância de a disciplina de língua portuguesa inserir a leitura verbo-visual em seu programa. Apresento, ao final, uma série de 10 atividades que visam contribuir para o ensino das relações texto- imagem e que podem ser utilizadas na formação dos alunos do ensino fundamental.
Abstract: This paper deals with the importance of verb-visual reading and the challenges of teaching verb-visual relations to 7th year students. We live in a world full of images, and the courseware, in general, presents lots of images without discussing the expressive potentiality of this resource, as if the reading of these images was something natural, inherent to all readers. The goal of this investigation was to find ways to promote the visual literacy, which, according to Stokes apud Silvino (2012), is the ability of reading, interpretate and understanding the information presented in images in different kinds of texts and their relations with verbal texts, which wasn’t mentioned by the author, but that are part of this literacy. The specific goals are two: (a) identify didactic activities which help the student understand the fundamentals of visual language and (b) develop the ability of verb-visual texts reading. Guiding questions are: (a) what activities to develop, with 7th year students, to take them to the comprehension of the relations between text and image in different texts? (b) what’s the importance of verb-visual reading to the comprehension of the many textual types used in the classroom? The theoretical basis comes from: Gomes (2019); Linden (2018); Odilon Moraes, Rona Hanning and Maurício Paraguassu (2012); Nikolajeva (2011) and Ramos (2013). It’s a qualitative research (BORTONI-RICARDO, 2008). In order to generate the data, the following instruments were used: didactic sequence, teacher’s logbook, photos and videos, students’ activities and productions. Initially, a didactic exploration proposal was develped, and then a didactic sequence of nine steps was applied, in a total of nineteen classes. First, the activities provided the diagnosis that the students didn’t care much about the images in the verb-visual texts and needed to give more atention to these images’ details concerning the relations between image and text; from the applied activities in the didactic sequence, 273 activities were analized, and I noticed that the students got to recognize the verb-visual realtions in the texts and to identify the use of other expressive resources in the verb-visual texts, they were also capable of identifying the functions that the image has along with the text and vice-versa and I confirmed the importance of inserting the verb-visual reading in the discipline of Portuguese language program. I present, in the end, a range of 10 activities that aim to contribute to the tex-image relations teaching and that can be used in the training of Elementary School students.
Palavras-chave: Língua Portuguesa - Ensino
Relações texto-imagem
Ensino de leitura - Letramento visual
Funções da imagem - Letramento
Portuguese Language - Teaching
Text-image relations
Teaching reading - Visual literacy
Image functions - Literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA, Lívia de Oliveira. Desafios da professora de língua portuguesa no ensino das relações imagem-texto com alunos do 7o ano. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8475
Data do documento: 14-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios da professora de língua portuguesa no ensino das relações imagem-texto com do 7º ano5.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.