00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474
Tipo: Dissertação
Título: Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary scholl
Autor(es): Buarque, Hosana Maria Lins
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Jusciney Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fernando Augusto de Lima
Resumo: Esta pesquisa se originou de uma inquietação pedagógica: como inserir o letramento literário como estratégia de leitura e assim garantir sua presença no currículo escolar. Nos termos de Street (2014), o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita decorre das relações sociais na qual educandas e educandos estão inseridas/os. Com o objetivo de estudar e apresentar uma resposta a esta problematização, este estudo envolveu a discussão e a produção de um caderno pedagógico intitulado “Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental”, para adoção em turmas de 6º ao 9a anos do ensino fundamental, por professoras e professores de língua portuguesa, destacando os efeitos estéticos do texto literário para a construção de um olhar sobre a realidade de forma crítica e transformadora. Como abordagem metodológica, foi adotada a pesquisa-ação, embasada nas teorias de Tripp (2005) e Guedhin (2011), as quais fundamentaram as etapas anteriores e posteriores ao desenvolvimento desta pesquisa, considerando a minha prática cotidiana como professora de escola pública de Ensino Fundamental que demanda um processo de reflexão-ação constante. A partir do estudo das concepções teóricas norteadoras, destaco os conceitos de leitura, escrita, alfabetização e letramentos, adotados por Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street (2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); a literatura como aspecto humano e humanizador, por Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); as estratégias de leitura, por Isabel Solé (1998), Renata Souza e Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).
Abstract: This research originated from a pedagogical concern: how to insert literary literacy as a reading strategy and thus guarantee its presence in the school curriculum. According to Street (2014), the teaching-learning process of reading and writing stems from the social relations in which students are inserted. In order to study and present an answer to this problematization, this study involved the discussion and production of a pedagogical notebook entitled "Literary reading trails: proposals for tale and chronicle reading strategies in elementary school", for adoption in classes from 6th to 9th grades of elementary school, by Portuguese language teachers, highlighting the aesthetic effects of the literary text for the construction of a critical and transformative look at reality. As a methodological approach, action research was adopted, based on the theories of Tripp (2005) and Guedhin (2011), which supported the steps before and after the development of this research, considering my daily practice as a teacher in a public elementary school, that demands a process of constant reflection-action. From the study of the guiding theoretical conceptions, I highlight the concepts of reading, writing, alphabetization and literacy, adopted by Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street ( 2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); literature as a human and humanizing aspect, by Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); reading strategies, by Isabel Solé (1998), Renata Souza and Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).
Palavras-chave: Contos
Crônica
Estratégias de Práticas de leitura
Letramento literário
Tales
Chronicle
Reading Practice Strategies
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: BUARQUE, Hosana Maria Lins. Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8474
Data do documento: 7-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.