00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8329
Tipo: Especialização
Título: A utilização da plataforma kahoot nas aulas de língua inglesa: Ressignificando a aprendizagem por meio de jogos
Título(s) alternativo(s): The utilization of kahoot platform in english language classes: resignifying learning through games
Autor(es): Silva, Priscila Fernanda da
Primeiro Orientador: Cunha, Sandney Farias da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: O Kahoot é uma plataforma de aprendizado, utilizada como tecnologia educacional em escolas,baseada em jogos que permitem tornar a aprendizagem mais divertida, envolvente e dinâmica. O presente artigo de natureza bibliográfica e descritiva busca apresentar as contribuições do Kahoot no processo de ensino-aprendizagem do inglês enquanto componente curricular obrigatório em uma escola pública de ensino médio situada na cidade de Pilar-Alagoas. Constatei que na maioria das vezes não havia motivação e participação dos alunos durante as aulas de língua inglesa, entretanto, os mesmos se mostravam participativos quando essa plataforma de aprendizado era inserida nas aulas. Portanto, a discussão acerca desse objeto de pesquisa é de relevante importância para o cenário educacional atual em que a Gamificação e as metodologias ativas vem ganhando espaço e inovando a maneira de aprender e ensinar.
Abstract: Kahoot is a learning platform used as educational technology in schools, based on games that make learning more fun, engaging and dynamic. The present article of bibliographic and descriptive nature, aims to present the kahoot contributions in the teaching-learning process ofEnglish as a compulsory curricular component in a public high school located in the city Pilar- Alagoas. It was verified that mostly the time was no motivation and participation of students during English language classes; however, they were participative when this learning platformwas inserted into classes. Therefore, the discussion about this research object is relevant to the current educational scenario in which gamification and active methodologies have been gaining ground and innovating the way of learning and teaching.
Palavras-chave: Kahoot
Gamificação
Ensino da língua inglesa
TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação
English language teaching
Gamification
ICT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Priscila Fernanda da. A utilização da plataforma kahoot nas aulas de língua inglesa: Ressignificando a aprendizagem por meio de jogos. 2022. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8329
Data do documento: 21-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.