00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, José Ricardo Lopes-
dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-09-17T20:22:29Z-
dc.date.available2021-09-17-
dc.date.available2021-09-17T20:22:29Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, José Ricardo Lopes; PIMNTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais? Revista Intersaberes. Curitiba. v 16. n 37. p 352-366.pt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue37pt_BR
dc.citation.spage352pt_BR
dc.citation.epage366pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7979-
dc.description.abstractThis article proposes to debate about the academic scientific production inherent to digital games and Physical Education in Schools. To this end, scientific articles published in national journals in the field of Physical Education were analyzed. The screen research has a qualitative character, since it operates a Systematic Literature Review. As a criterion for the selection of the studied journals, priority was given to those focused on the stratification area of Physical Education, with Qualis A and B according to the CAPES assessment (2013-2016) in the time frame between 2015 and 2019. Five articles were selected. It is observed that empirical studies have a predilection for games that have active movements, such as exergames and augmented reality games. Theoretical studies are concerned with problematizing digital games as immaterial cultural elements that have their own language capable of producing senses and meanings based on interactive processes. In addition, the need to develop studies in the areas of serious games and e-Sports was identified. Finally, a more comprehensive RSL is suggested, covering the annals of events and theses and dissertations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Internacionalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNINTERpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Intersaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais?pt_BR
dc.title.alternativeScientific production about digital games in school physical education: what do national journals say?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo se propõe debater a respeito da produção acadêmica-científica inerente aos jogos digitais e a Educação Física Escolar. Para tal, foram analisados artigos científicos publicados nos periódicos nacionais no campo da Educação Física. A pesquisa em tela possui um caráter qualitativo, já que opera uma Revisão Sistemática da Literatura. Como critério para a seleção dos periódicos estudados, foram priorizados aqueles voltados área de estratificação da Educação Física, com Qualis A e B de acordo com a avaliação da CAPES (2013-2016) no recorte temporal compreendido entre 2015 e 2019. Foram selecionados cinco artigos. Observa-se que os estudos empíricos apresentam uma predileção a jogos que possuem movimentos ativos, como exergames e jogos de realidade aumentada. Os estudos teóricos se ocupam em problematizar os jogos digitais como elementos culturais imateriais que possuem uma linguagem própria capaz de produzir sentidos e significados a partir dos processos interativos. Ademais, foi identificada a necessidade de desenvolver estudos nos âmbitos dos serious games e dos e-Sports. Por fim, sugere-se uma RSL mais abrangente, contemplando os anais de eventos e as teses e dissertações.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.