00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Wagner Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219887347412130pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Pedro Valentim dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447231989193754pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ivanderson Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106780553307514pt_BR
dc.creatorCosta, Edelson Moreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631402940882482pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-14T06:00:02Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-08-14T06:00:02Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Edelson Moreira da. Jogo de astronomia utilizando a realidade aumentada. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7870-
dc.description.abstractIn this work, we have developed a board game, using augmented reality, to be used in the teaching of solar system in astronomy. Augmented reality makes possible to insert objects into a virtual image at real time. In the elaboration of this game, we have used the software 3Ds max for the creation and animation of the planets and the sun, and a program called ARToolKit that allowed to associate the planets and the spaceship, which was also created in 3Ds Max, to the board in real time. This educational product (the board game) was applied to students in the first year of the high school, of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) Campus Satuba. The results showed that all of them liked the game. The students said that the game facilitated the understanding of the subject (about the solar system) and making the class more dynamic. In addition, we applied a questionnaire before and after the application of the game, and it was obtained that in the ending of the game they got all the answers in the questionnaire right, which had not happened in the first time that they answered the questionnaire (before the game), which indicated that the game played a central role inassimilating what was studied. They also felt that using this game provided them the opportunity to interact and perform teamwork, which was also a great result. We hope that this board game can be used by teachers (especially by physics teachers) as an aid in their pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleJogo de astronomia utilizando a realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeAstronomy game using augmented realitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho teve por objetivo a criação de um jogo de tabuleiro, usando a realidade aumentada, para ser utilizado no ensino de astronomia, mais especificamente sobre o sistema solar. A realidade aumentada permite inserir objetos em uma imagem virtual vista em tempo real. Na elaboração do jogo foi usado o software 3Ds max, para a confecção e animação dos planetas e do sol, e um programa chamado ARToolKit que permitiu associar os planetas e a nave espacial, que foi criada no 3Ds Max, ao tabuleiro em tempo real. O produto educacional (o jogo) foi aplicado para alunos da primeira série do Ensino Médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. A análise dos resultados desta aplicação mostrou que de forma unanime todos gostaram do jogo, tanto do ponto de vista de que facilitou a assimilação do conteúdo, como pelo fato de ter deixado a aula mais dinâmica. Além disto, aplicamos um questionário de perguntas sobre o conteúdo antes e após a aplicação do jogo, e foi obtido que após o jogo praticamente todos acertaram as perguntas do questionário, o que não havia ocorrido na primeira vez que responderam ao questionário, o que indicou que o jogo teve um papel central na assimilação do que foi estudado. Eles também consideraram que o uso deste jogo promoveu a eles a oportunidade de interagir e realizar trabalho em equipe, o que também foi um ótimo resultado. Esperamos com isso que esse produto possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e especialmente os de Física, como auxílio em sua prática pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo de astronomia utilizando a realidade aumentada .pdf5.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.