00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7870
Tipo: Dissertação
Título: Jogo de astronomia utilizando a realidade aumentada
Título(s) alternativo(s): Astronomy game using augmented reality
Autor(es): Costa, Edelson Moreira da
Primeiro Orientador: Silva, Wagner Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Pedro Valentim dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanderson Pereira da
Resumo: Nosso trabalho teve por objetivo a criação de um jogo de tabuleiro, usando a realidade aumentada, para ser utilizado no ensino de astronomia, mais especificamente sobre o sistema solar. A realidade aumentada permite inserir objetos em uma imagem virtual vista em tempo real. Na elaboração do jogo foi usado o software 3Ds max, para a confecção e animação dos planetas e do sol, e um programa chamado ARToolKit que permitiu associar os planetas e a nave espacial, que foi criada no 3Ds Max, ao tabuleiro em tempo real. O produto educacional (o jogo) foi aplicado para alunos da primeira série do Ensino Médio, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. A análise dos resultados desta aplicação mostrou que de forma unanime todos gostaram do jogo, tanto do ponto de vista de que facilitou a assimilação do conteúdo, como pelo fato de ter deixado a aula mais dinâmica. Além disto, aplicamos um questionário de perguntas sobre o conteúdo antes e após a aplicação do jogo, e foi obtido que após o jogo praticamente todos acertaram as perguntas do questionário, o que não havia ocorrido na primeira vez que responderam ao questionário, o que indicou que o jogo teve um papel central na assimilação do que foi estudado. Eles também consideraram que o uso deste jogo promoveu a eles a oportunidade de interagir e realizar trabalho em equipe, o que também foi um ótimo resultado. Esperamos com isso que esse produto possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e especialmente os de Física, como auxílio em sua prática pedagógica.
Abstract: In this work, we have developed a board game, using augmented reality, to be used in the teaching of solar system in astronomy. Augmented reality makes possible to insert objects into a virtual image at real time. In the elaboration of this game, we have used the software 3Ds max for the creation and animation of the planets and the sun, and a program called ARToolKit that allowed to associate the planets and the spaceship, which was also created in 3Ds Max, to the board in real time. This educational product (the board game) was applied to students in the first year of the high school, of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) Campus Satuba. The results showed that all of them liked the game. The students said that the game facilitated the understanding of the subject (about the solar system) and making the class more dynamic. In addition, we applied a questionnaire before and after the application of the game, and it was obtained that in the ending of the game they got all the answers in the questionnaire right, which had not happened in the first time that they answered the questionnaire (before the game), which indicated that the game played a central role inassimilating what was studied. They also felt that using this game provided them the opportunity to interact and perform teamwork, which was also a great result. We hope that this board game can be used by teachers (especially by physics teachers) as an aid in their pedagogical practice.
Palavras-chave: Astronomia
Realidade aumentada
Jogos de tabuleiro
Astronomy
Augmented reality
Board games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: COSTA, Edelson Moreira da. Jogo de astronomia utilizando a realidade aumentada. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7870
Data do documento: 30-out-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo de astronomia utilizando a realidade aumentada .pdf5.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.