Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13316
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar |
Autor(es): | Gomes, Paula Izabelly de Oliveira Jardim, Valdomiro Makson Costa |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gois, Laís Susana de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos Jr, Avelar Araujo |
Resumo: | É perceptível o aumento da sociedade em ser anticapacitista, no mundo atual não podemos viver com essas atitudes preconceituosas, e o ambiente escolar é o local propício para iniciar esse comportamento. O ensino de Geografia nos possibilita trabalhar de forma ampla alguns tópicos que abordam a sociedade e a natureza como um todo. Ser anticapacitista é ser a favor da inclusão, da acessibilidade e existe um grande potencial de incluir aulas de Geografia com acessibilidade, dando destaque para alunos surdos e cegos. A utilização de recursos didáticos que são facilmente utilizados por todos os alunos, pode facilitar a adaptação desses materiais para utilização com surdos e cegos, como por exemplo, mapas, imagens, maquetes, globo, vídeos, etc, portanto, para a existência de uma aula inclusiva, todos têm de se sentir parte daquele ambiente escolar. Vivenciar a realidade do aluno é uma parte importante do ensino de Geografia, assim como usar conceitos geográficos tal qual lugar, paisagem, região, esses conceitos podem influenciar no entendimento das emoções assim como também da cultura. Esta pesquisa tem como abordagem a acessibilidade e o ensino de Geografia, com o objetivo investigar e analisar os desafios do ensino de Geografia para alunos surdos e cegos. Um trabalho qualitativo, utilizando uma pesquisa bibliográfica de referencial teórico, com a escolha de artigos científicos publicados em periódicos e anais, assim como Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias, dissertações e teses). |
Abstract: | It is noticeable the increase of society in being anti-capacitist, in the current world we cannot live with these prejudiced attitudes, and the school environment is the propitious place to start this behavior. The teaching of Geography allows us to work broadly on some topics that address society and nature as a whole. To be anti-capacitist is to be in favor of inclusion, accessibility and there is great potential to include Geography classes with accessibility, highlighting deaf and blind students. The use of didactic resources that are easily used by all students can facilitate the adaptation of these materials for use with deaf and blind people, such as maps, images, models, globe, videos, etc. inclusive class, everyone has to feel part of that school environment. Experiencing the student's reality is an important part of teaching Geography, as well as using geographic concepts such as place, landscape, region, these concepts can influence the understanding of emotions as well as culture. This research approaches accessibility and the teaching of Geography, with the objective of investigating and analyzing the challenges of teaching Geography for deaf and blind students. A qualitative work, using a bibliographical research of theoretical reference, with the choice of scientific articles published in periodicals and annals, as well as Course Completion Works (monographs, dissertations and theses). |
Palavras-chave: | Ensino de geografia – Estudo e aprendizagem Educação inclusiva Inclusão escolar Acessibilidade Educação Teaching geography – Study and learning Acessibilidade Education Accessibility |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | GOMES, Paula Izabelly de Oliveira; JARDIM, Valdomiro Makson Costa. A acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13316 |
Data do documento: | 17-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A acessibilidade no ensino de geografia_uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar.pdf | A acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.