Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris |
Autor(es): | Andrade, Adelson Angelo de |
Primeiro Orientador: | Martins, Geraldo Inácio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira Neto, Manoel Nascimento de |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos, no contexto da educação brasileira, tratam elementos relativos às questões agrárias desde o prisma didático e pedagógico. Pretende-se verificar como essa abordagem influencia a prática de ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação às questões agrárias. Para alcançar esses objetivos, foram selecionadas duas coleções de livros didáticos destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental: “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”. A pesquisa prioriza os seguintes pontos: (i) Analisar como a questão agrária é abordada nas coleções “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”; (ii) Discutir as abordagens teóricas e os temas utilizados nos livros didáticos para tratar da questão agrária;(iii) Investigar se os conteúdos relacionados à questão agrária contribuem para estimular a crítica ou proporcionar uma compreensão mais abrangente sobre a Reforma Agrária no Brasil e outros problemas rurais. A pesquisa aqui desenvolvida apresenta em sua conclusão evidências que corroboram o fato e a afirmação de que os livros didáticos analisados carecem de uma abordagem mais aprofundada das questões relacionadas ao setor agrário. Por conseguinte, eles não têm cumprido adequadamente o papel que lhes cabe de promover, junto à sua administração com o discente, a construção de um pensamento crítico e uma visão abrangente do universo agrário entre os estudantes. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Geografia – Estudo e ensino Livro didático Questões agrárias Geography – Study and teaching Textbook Agrarian issues |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | ANDRADE, Adelson Angelo de. Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108 |
Data do documento: | 13-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro didático e a questão agrária_análise das coleções expedições geográficas e teláris.pdf | 896.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.