00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris
Autor(es): Andrade, Adelson Angelo de
Primeiro Orientador: Martins, Geraldo Inácio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Neto, Manoel Nascimento de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos, no contexto da educação brasileira, tratam elementos relativos às questões agrárias desde o prisma didático e pedagógico. Pretende-se verificar como essa abordagem influencia a prática de ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação às questões agrárias. Para alcançar esses objetivos, foram selecionadas duas coleções de livros didáticos destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental: “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”. A pesquisa prioriza os seguintes pontos: (i) Analisar como a questão agrária é abordada nas coleções “Expedições Geográficas” e “Teláris Geografia”; (ii) Discutir as abordagens teóricas e os temas utilizados nos livros didáticos para tratar da questão agrária;(iii) Investigar se os conteúdos relacionados à questão agrária contribuem para estimular a crítica ou proporcionar uma compreensão mais abrangente sobre a Reforma Agrária no Brasil e outros problemas rurais. A pesquisa aqui desenvolvida apresenta em sua conclusão evidências que corroboram o fato e a afirmação de que os livros didáticos analisados carecem de uma abordagem mais aprofundada das questões relacionadas ao setor agrário. Por conseguinte, eles não têm cumprido adequadamente o papel que lhes cabe de promover, junto à sua administração com o discente, a construção de um pensamento crítico e uma visão abrangente do universo agrário entre os estudantes.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Geografia – Estudo e ensino
Livro didático
Questões agrárias
Geography – Study and teaching
Textbook
Agrarian issues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: ANDRADE, Adelson Angelo de. Livro didático e a questão agrária: análise das coleções expedições geográficas e teláris. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13108
Data do documento: 13-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro didático e a questão agrária_análise das coleções expedições geográficas e teláris.pdf896.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.