00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia
Título(s) alternativo(s): The experience of didactic game: face-to-face with anthropology
Autor(es): Silva, Maria Mayra Gomes da
Primeiro Orientador: Feijó, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee1: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a experiência obtida com o jogo didático nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O jogo didático Cara-a-cara com a Antropologia, é um recurso que permite reconhecer os conceitos e perspectivas antropológicas: conceitos de cultura, estrutura social e funcionalismo, referentes aos antropólogos britânicos Malinowski e RadcliffeBrown, e o método comparativo constituído pelos antropólogos franceses LéviStrauss e Marcel Mauss. Foi utilizado um método experimental nas metodologias aplicadas: A primeira, dividida em dois momentos: com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões acerca do conteúdo e o segundo momento com a utilização do jogo. A segunda metodologia, com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões do mesmo conteúdo, porém, com a utilização de um Exercício de Aprendizagem. Assim, observar o desempenho dos alunos em ambas as metodologias entre, o jogo didático e o Exercício de Aprendizagem.
Abstract: The present work intends to present the experience obtained with the didactic game in Sociology classes in High School. The didactic game Face-to-face with Anthropology is a resource that allows recognizing anthropological concepts and perspectives: concepts of culture, social structure and functionalism, referring to British anthropologists Malinowski and Radcliffe-Brown, and the comparative method constituted by anthropologists Frenchmen Lévi-Strauss and Marcel Mauss. An experimental method was used in the applied methodologies: The first, divided into two moments: with the experience of a dialogued class, with reflections about the content and the second moment with the use of the game. The second methodology, with the experience of a dialogued class, with reflections on the same content, however, with the use of a Learning Exercise. Thus, observe the performance of students in both methodologies between, the didactic game and the Learning Exercise.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Cara-a-cara (Jogo didático)
Lúdico
Sociologia – Estudo e ensino
Metodologia
Educational games
Face-to-face (Didactic game)
Playful
Sociology - Study and teaching
Methodology
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Citação: SILVA, Maria Mayra Gomes da. A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871
Data do documento: 10-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A experiência do jogo didático_cara-a-cara com a antropologia.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.