00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12864
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Musicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagens
Título(s) alternativo(s): Musicalization in Early Childhood Education and BNCC: proposals and approaches
Autor(es): Silva, Valéria Monteiro da
Primeiro Orientador: Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Marcos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Guido Dantas Lessa da
Resumo: Este trabalho apresenta a importância sobre o processo do ensino da música na primeira infância. Tem como objetivo demonstrar o quanto é eficaz o ensino da música a partir dos anos iniciais da vida da criança e também enfatizar que a escola possui um papel fundamental quando implementa a musicalização em seu currículo, pois estimula o aprendizado musical logo nos seus primeiros anos de vida. O método utilizado para investigar as informações foi a pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa, verificou-se que as crianças que são introduzidas no meio musical desde cedo, conseguem um melhor desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional e por fim, apresenta-se propostas para o trabalho na Educação Infantil, tendo como base as habilidades propostas pela BNCC.
Abstract: This study presents the importance of the process of teaching music in early childhood. It aims to demonstrate how effective the teaching of music is from the early years of the child's life and also to emphasize that the school has a fundamental role when it implements musicalization in its curriculum, as it stimulates musical learning in its first years of life. life. The method used to investigate the information was the bibliographical research. Through research, it was found that children who are introduced to the musical environment from an early age achieve better cognitive, motor, social and emotional development, and finally, proposals are presented for work in Early Childhood Education, based on the skills proposed by the BNCC.
Palavras-chave: Musicalização
Música - Estudo e ensino
Educação Infantil
Base Nacional Comum Curricular
Musicalization
Music - Study and teaching
Child education
Common National Curriculum Base - Brazil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Música - Licenciatura
Citação: SILVA, Valéria Monteiro da. Musicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagens. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12864
Data do documento: 4-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Musicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagens.pdf329.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.