00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure.
Autor(es): Santos, Ricardo Anderson Nogueira dos
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Laura Cristiane de
Resumo: Nas últimas décadas se observou o aprofundamento dos estudos envolvendo as problemáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem em química, buscando soluções que aproximem a sala de aula do meio científico e das reflexões necessárias visando o desenvolvimento do indivíduo, quanto à formação de cidadãos críticos e autores da transformação de sua realidade. Este trabalho busca investigar as possíveis causas da defasagem químico-conceitual no ambiente escolar, partindo da análise semiótica de Peirce e Saussure. Para isso o trabalho se baseia na análise de três publicações sobre: a concepção dos modelos atômicos por parte dos alunos através de um projeto realizado por licenciandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS); as representações no LD de Química sob o título ‘’ Química Cidadã’’ identificada no PNLD 2015 da Editora AJS, 2ª edição 2013, dos autores coordenadores Wildson Luis Pereira dos Santos e Gerson de Sousa e a terceira publicação consiste na análise da função semiótica envolvida nas representações da mesma obra, voltada aos modelos atômicos. Por fim os dados foram comparados à luz de uma revisão literária, conduzindo a sugestões que aperfeiçoem a formulação e utilização dos LDs de Química no ambiente escolar, alçando um real progresso no processo de ensino e aprendizagem em Química.
Abstract: In recent decades there has been a deepening of studies involving problems related to teaching and learning in chemistry, seeking solutions that bring the classroom closer to the scientific environment and the necessary reflections aimed at the development of the individual, regarding the formation of critical citizens and authors of science. transformation of your reality. This work seeks to investigate the possible causes of the chemical-conceptual discrepancy in the school environment, starting from the semiotic analysis of Peirce and Saussure. For this, the work is based on the analysis of three publications on: the conception of atomic models by students through a project carried out by graduates of the Federal University of Sergipe (UFS); the representations in the Chemistry LD under the title ''Citizen Chemistry'' identified in the PNLD 2015 by Editora AJS, 2nd edition 2013, by the coordinating authors Wildson Luis Pereira dos Santos and Gerson de Sousa and the third publication consists of the analysis of the semiotic function involved in representations of the same work, focused on atomic models. Finally, the data were compared in the light of a literary review, leading to suggestions that improve the formulation and use of Chemistry textbooks in the school environment, bringing about real progress in the teaching and learning process in Chemistry.
Palavras-chave: Semiótica
Química - Estudo e ensino
Semiotics
Chemistry - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: SANTOS, Ricardo Anderson Nogueira dos. Avaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12849
Data do documento: 29-mar-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure..pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.