00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem de Kolb: sequência didática – SD como ferramenta pedagógica na promoção de conhecimentos, acerca das infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, de alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Kolb learning: didactic sequence – SD as a pedagogical tool in the promotion of knowledge, about sexually transmitted infections – ISTs, of high school students
Autor(es): Silva, Rogério dos Santos
Primeiro Orientador: Bispo, Rodrigo Freitas Monte
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniele Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Maria Aliete Bezerra Lima
Resumo: Atualmente a sexualidade entre os adolescentes tem sido tema de vários estudos, em virtude de questões vulneráveis ligadas a este grupo. Um exemplo é a problemática das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST`S, que estão entre as patologias mais frequentes no Brasil e no mundo, sendo os jovens os mais atingidos. Assim, pautada no conhecimento científico, a escola tem um papel preponderante no debate dessas questões para formação e sensibilização desses jovens. Nesse contexto, a prática docente precisa diversificar estratégias metodológicas, como a Sequência Didática – SD. Está consiste em um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas pelo docente para que o entendimento do conteúdo proposto seja alcançado pelos discentes. E como cada indivíduo aprende de forma específica, a aquisição do conhecimento de cada aluno na SD será relacionada aos estilos de aprendizagem de David Kolb. A presente pesquisa quali-quantitativa teve como objetivo geral avaliar a aplicação de SD como ferramenta pedagógica na promoção de conhecimentos acerca das IST`s de alunos do Ensino Médio, considerando o Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb. A amostra foi composta por quatro turmas de alunos de escola pública do Ensino Médio. Em duas turmas, as IST´s foram trabalhadas através de uma SD e, nas demais, por meio de aulas expositivas. Os dados foram coletados a partir da aplicação do Inventário de Kolb, de um questionário com uma questão aberta e um teste cognitivo com 10 questões de múltipla escolha. Os dados foram analisados e tabulados em planilhas digitais, com aplicação de estatística descritiva. A utilização de uma “metodologia diferente” proporcionou aos alunos se mostrarem mais motivados e interessados. A SD aguçou o potencial da investigação cientifica além da questão do protagonismo discente. Em relação aos estilos de aprendizagem de Kolb, os indivíduos de estilo acomodador tiveram as maiores notas, tendo assim, preferência pela metodologia sequência SD e os assimiladores, pelas aulas expositivas. Dessa forma, os estilos de aprendizagem dos discentes influenciaram na aquisição de conhecimentos, no uso de duas metodologias distintas.
Abstract: Actually the sexuality between adolescent has been issue of various studious, in some respects of vulnerable questions connected to this group. One example is the problematic of Sexually Transmitted Infections- IST’S, which are one of the pathologies more frequently in Brazil and in the World; partly young people are the most victims. Therefore, according to scientific knowledge, the school has a preponderant paper in debating theses questions for upbringing and sensitization between young. Indeed, the drill teaching needs to diversify methodological strategies, as the Didactic Sequence –SD. That consists in a set of activities; strategies and devised intervention by teacher leads to understand about proposed content could be achieved by students. And as each individual learns in a specific way, the acquirement of knowledge from each student in the SD will be related by David Kolb knowledge style. The present research qualitative-quantitative had the general aim to appraise the application of SD like pedagogic tool in appreciation of knowledge about IST’s of students in High School, considering the Kolb Inventory learning style. The sample was composed by four classes of students from public school in High School. In two classes, the IST’s were worked through SD and, the others, across expositive classes. The data was collected through the application KolbInventory, one questionnaire with one dissertation question and a cognitive test with ten questions of multiple-choice. The data was analyzed and measured in digital spreadsheets, with application of attributive statistic. The utilization of a “different methodology” engaged students more motivated and interested it. The SD stimulated the scientific investigation potential, besides the student’s protagonist question. About the Kolb learning styles, the individuals from accommodating style had the best enhances, so that preference for methodology sequence SD and the assimilating, by expositive classes. Therefore, the student’s styles learning influenced in the acquisition of knowledge, in use of two different methodologies.
Palavras-chave: Sexualidade - Adolescentes
Patologias
Infecções sexualmente transmissíveis
Sequência didática
kolb, Aprendizagem de
Sexuality - Teenagers
Pathologies
Sexually Transmitted Diseases
kolb, Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SILVA, Rogério dos Santos. Aprendizagem de Kolb: sequência didática – SD como ferramenta pedagógica na promoção de conhecimentos, acerca das infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, de alunos do Ensino médio. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12602
Data do documento: 22-ago-2022
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