00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfalbetizar e letrar com o gênero fábula: possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriada
Autor(es): Neves, Damiana Azevedo das
Santana, Edilene Santos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
Resumo: O presente trabalho discorre sobre um processo interventivo focado na aplicação de atividades de alfabetização e letramento com o gênero fábula, em uma turma multisseriada do campo, no município de São José da Laje. Os resultados das experiências desenvolvidas nas Escola Municipal Mundo Encantado aconteceram presencialmente, no período de fevereiro a junho de 2022. Como objetivo buscou-se refletir sobre a utilização do gênero fábula como perspectiva de alfabetização e letramento com estudantes de uma turma multisseriada. A pesquisa aqui apresentada é uma investigação de cunho qualitativo, com abordagem de estudo de caso. Tomamos como referenciais teóricos como: Cavalcante (2017); Larchert (2010), Sclemmer (2020), Shneuwly e Dolz (2004), e, Soares (2020, 2006). Entende-se a relevância de se trabalhar com gênero textual fábula na sala de aula, introduzindo a leitura e escrita como forma de melhorar a qualidade da aprendizagem dos/as estudantes, inserindo as práticas de leitura e escrita como recursos para a alfabetização e o letramento, entendendo que no período da Alfabetização é imprescindível que os estudantes tenham um frequente contato com os mais variados gêneros textuais (BRASIL, 2018). Nesse sentido, concluímos que as atividades elaboradas a partir do gênero fábula seguiu na perspectiva de extrapolar ou superar os limites de turma com estudantes de diferentes níveis de leitura e escrita, trazendo atividades, com foco nas interações com os/as estudantes, a partir de práticas de linguagem, que contemplam a leitura, oralidade, escrita e análise linguística.
Abstract: The present work discusses an intervention process focused on the application of literacy and literacy activities with the fable genre, in a multigrade class in the countryside, in the municipality of São José da Laje. The results of the experiences developed at the Mundo Encantado Municipal School. They took place in person, from February to June 2022. The objective was to reflect on the use of the fable genre as a literacy and literacy perspective with students from multigrade classes. The research presented here is a qualitative field investigation, with a case study approach. We take as theoretical references such as: Cavalcante (2017); Larchert (2010), Sclemmer (2020), Shneuwly and Dolz (2004), and, Soares (2020, 2006). It is understood the relevance of working with a fable textual genre in the classroom, introducing reading and writing as a way to improve the quality of student learning, inserting reading and writing practices as resources for literacy and literacy, understanding that in the Literacy period it is essential that students have frequent contact with the most varied textual genres (BRASIL, 2018). In this sense, we conclude that the activities developed from the fable genre, in this study, followed the perspective of extrapolating or surpassing the limits of classes with students of different levels of reading and writing, bringing activities, focusing on interactions with students, from language practices, which include reading, speaking, writing and linguistic analysis.
Palavras-chave: Leitura
Turma multisseriada
Gênero fábula
Reading
Alfabetização
Multigrade classe
Fable genre
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: NEVES, Damiana Azevedo das, SANTANA, Edilene Santos. Alfalbetizar e letrar com o gênero fábula: possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriada. 19 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12579
Data do documento: 12-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizar e letrar com o gênero fábula - possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriada.pdf381.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.