00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – nível I: aportes para o exercício profissional de assistentes sociais
Título(s) alternativo(s): The rights of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder – level I: contributions to the professional practice of social workers
Autor(es): Nascimento, Alinny Priscilla da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Telma Cristiane Sasso de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Karla Gabriela Fernandes da
metadata.dc.contributor.referee2: Barretto, Elvira Simões
Resumo: O transtorno do espectro autista não é uma doença, é um transtorno global do desenvolvimento que atualmente engloba em seu espectro a Síndrome de Asperger, cuja classificação a enquadra no nível I de suporte anteriormente chamado de autismo leve. A deficiência na pessoa com transtorno do espectro autista nível I, por vezes, passa despercebida ou é confundida porque as pessoas não aparentam tê-la, o que não anula seus direitos, mas geralmente, acarreta em violação destes e em punições/castigos, contribuindo para o aumento dos índices de ansiedade, depressão e suicídio. Com o estudo, partindo do pressuposto que não possuem políticas públicas exclusivas para autistas níveis 1 de suporte, buscou-se entender quais as legislações e políticas públicas destinadas as crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista com ênfase ao nível 1 de suporte e como se efetiva o trabalho do profissional da assistência social no acolhimento, na atenção e no suporte psicossocial necessário para amenizar o sofrimento desse perfil de usuários. Pode-se constatar que há políticas públicas generalizadas para todos os níveis de suporte, sem especificidades e que ainda assim, necessitam ser efetivadas.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder is not a disease, it is a global developmental disorder that currently includes Asperger's Syndrome in its spectrum, whose classification places it in level I of support, previously called mild autism. Disability in people with autism spectrum disorder level I sometimes goes unnoticed or is confused because people do not appear to have it, which does not annul their rights, but generally leads to violation of these and punishments/punishments, contributing to increased rates of anxiety, depression, and suicide. With the study, based on the assumption that they do not have exclusive public policies for autistic levels 1 support, we sought to understand what legislation and public policies are aimed at children and adolescents with autism spectrum disorders with emphasis on level 1 support and how to effective the work of the social assistance professional in the welcoming, attention and psychosocial support necessary to alleviate the suffering of this profile of users. It can be seen that there are generalized public policies for all levels of support, without specificities and that still need to be implemented.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Autismo – nível 1 de suporte
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – Direitos
Políticas pública – assistente social
Autism Spectrum Disorder
Autism – level 1 support
People with Autism Spectrum Disorder – Rights
Public policy – social worker
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: NASCIMENTO, Alinny Priscilla da Silva. Os direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – nível I: aportes para o exercício profissional de assistentes sociais. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12578
Data do documento: 24-mai-2023
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