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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12541
Tipo: | Dissertação |
Título: | O discurso da educação inclusiva em tempos neoliberais: a nova (de) limitação do campo educativo na lógica excludente |
Autor(es): | Medeiros, Maria Liege Crisóstomo de |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Florêncio, Ana Maria Gama |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Sobrinho, Helson Flavio da |
Resumo: | O presente trabalho é resultante do processo de investigação desenvolvido durante dois anos de Mestrado em Educação Brasileira, na Universidade Federal de Alagoas, com o intuito de contribuir para o delineamento de um debate acerca da educação inclusiva, considerando as possibilidades do contexto atual com ênfase, especificamente, na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas salas de aula regulares. Para atingir tal intento apoiamo-nos no referencial teórico da Análise de Discurso e, a partir de suas categorias: sujeito, discurso e ideologia desenvolvemos a análise dos discursos que orientam os efeitos de sentidos da referida política. Buscamos ainda nas contribuições de Lukács e Bakhtin suporte para desvelar esses discursos que representam o nosso objeto de estudo. O corpus desse trabalho é constituído de recorte extraídos da resolução da CNE/ CEB nº 2, de 11de setembro de 2001, dos pronunciamentos de ministros da educação e da fala de professores envolvidos com a problemática da educação inclusiva. A perspectiva teórica desenvolvida possibilitou o desvelar de um funcionamento discursivo que caracteriza as políticas inovadoras que se apresentam sob forma de consenso, mascaram as reais possibilidades de inclusão e fortalecem implicitamente, dentro do discurso educacional e de suas políticas, o exacerbamento da exclusão. |
Abstract: | This study is the result of process of investigation developed in two years of master’s degree in Brazilian Education, at University of Alagoas, with the purpose to contribute to the delineation of a debout inclusion, considering the possibilities of actual context. The objective is to disclose the sensitive effects produced by the speech of political inclusion education, specifically about inclusion of people with specials education necessities into common classrooms. To reach to this objective, were used the support of theoretical references of Speech’ Analysis. By using its categories: subject, speech and ideology, were developed analysis of the orientations that establish the political speech related. Also, were searched on the contributions of Lukács an Bakhtin, support to disclose these speeches that represent the objective of this study. The corpus of the study is made o sections reproduced by Resolution CNE/ CEB number 2,from September 11 th, 2001, pronouncements of ministers of education: The theoretical perspective that were developed made possible to find a speech working method, characterized by innovative policies that were introduced as a consensus, that hide the real possibilities of inclusion and implicit strengthen, into the eucationalspeech end its policies, the worsening o exclusion. |
Palavras-chave: | Política de educação inclusiva – Brasil Análise do discurso Ideologia Inclusive education policy – Brazil Analysis of Speech Ideology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MEDEIROS, Maria Liege Crisóstomo de. O discurso da educação inclusiva em tempos neoliberais: a nova (de) limitação do campo educativo na lógica excludente. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12541 |
Data do documento: | 22-set-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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