00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12523
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing digital: uso de mídias sociais como estratégia para dar uma visibilidade às organizações de saúde de Maceió durante a pandemia
Autor(es): Oliveira, Jaziael Danúbio Santos de
Primeiro Orientador: Carneiro, Carlos André Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Leão, Nilson Cibério de Araújo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do uso do marketing digital na visibilidade das organizações de saúde do município de Maceió, no período de pandemia, através do uso das mídias sociais. Com o aparecimento do coronavírus o mundo entrou em pandemia, ocasionando mudanças no cotidiano das pessoas, com isso as empresas tiveram que buscar novas formas para divulgar seus produtos/serviços, sendo assim, o uso do marketing digital acabou sendo um grande aliado para as empresas nesse período. Neste trabalho foram apresentados evolução do marketing, conceitos e estratégias do marketing digital, além de mostrar as redes sociais como aliado do marketing digital. A pesquisa é exploratória, descritiva e de cunho quantitativo e foi realizado um questionário para entender a percepção dos usuários de organizações de saúde no quesito do uso dessas organizações nas redes sociais na pandemia; além disso, foram utilizadas referências bibliográficas e documentais como embasamento teórico. Foi possível verificar após a análise de dados da pesquisa o quão o planejamento dos conteúdos é importante para os clientes, por isso é interessante às organizações investirem no marketing de conteúdo, pois irá auxiliar no engajamento nas redes sociais. Além disso, foi percebido que os clientes perceberam a mudança da atuação dessas organizações nas redes sociais. Foi possível perceber também que com a evolução do marketing digital o objetivo das empresas em aproximar marcas e consumidores de forma sólida, ou seja, utilizar a tecnologia para o bem da humanidade.
Abstract: The present work aimed to analyze the influence of the use of digital marketing on the visibility of health organizations in the city of Maceió, in the pandemic period, through the use of social media. With the appearance of the coronavirus, the world entered a pandemic, causing changes in people's daily lives, with that companies had to look for new ways to promote their products/services, therefore, the use of digital marketing ended up being a great ally for companies in this period. In this work, the evolution of marketing, concepts and strategies of digital marketing were presented, in addition to showing social networks as an ally of digital marketing. The research is exploratory, descriptive and of a quantitative nature and a questionnaire was carried out to understand the perception of users of health organizations regarding the use of these organizations in social networks in the pandemic; in addition, bibliographical and documentary references were used as a theoretical basis. It was possible to verify after analyzing the research data how important content planning is for customers, so it is interesting for organizations to invest in content marketing, as it will help in engagement on social networks. In addition, it was noticed that customers noticed the change in the performance of these organizations in social networks. It was also possible to see that with the evolution of digital marketing, companies aim to bring brands and consumers together in a solid way, that is, to use technology for the good of humanity.
Palavras-chave: Marketing digital
Mídias sociais
Pandemia – Covid-19
Digital marketing
Social media
Pandemic - Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: OLIVEIRA, Jaziael Danúbio Santos de. Marketing digital: uso de mídias sociais como estratégia para dar uma visibilidade às organizações de saúde de Maceió durante a pandemia. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12523
Data do documento: 8-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.