00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12496
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão das mulheres no jiu-jitsu numa perspectiva histórico-social das relações de gênero
Título(s) alternativo(s): The inclusion of women in jiu-jitsu from a perspective social historical of gender relations
Autor(es): Santos, Caroline Buarque Vasconcellos
Primeiro Orientador: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee1: Chalita, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Filho, Antonio Passos
Resumo: Este estudo trata do processo de inclusão das mulheres no jiu-jitsu como ferramenta de inclusão social face às bases de domínio patriarcal na sociedade, refletidas no esporte. Objetiva discutir sobre a representação social da mulher na sociedade, permeada pelo domínio do homem e sua interferência na inclusão e acesso das mulheres no universo da modalidade Jiu-jitsu, mantendo o diálogo com a literatura que versa sobre as questões de gênero. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com cerne na identificação dos fatores que determinaram a incidência deste fenômeno, analisando o processo de atletas de renome nacional e internacional, sob abordagem ex post facto, mediante análise de 18 questionários das vivências das faixas pretas em jiu-jitsu, destacando-se em especial: quaisquer tipos de experiências de confronto de gênero, discriminação, assédio e violência. Procurou-se observar as caraterísticas e peculiaridades dos processos de formação destas mulheres faixas pretas, promovendo a discussões de gênero e inclusão nesta modalidade, contribuindo para desconstrução do estereótipo de fragilidade e delimitação da corporeidade pela sociedade e legislações que reforçam esta desigualdade no esporte. Por resultado 18 mulheres faixas pretas foram pesquisadas, 61% delas professoras da atividade, 22% atletas e 17% praticantes, todas maiores de 18 anos de idade e distribuídas entre as faixas etárias dos 24 aos 43 anos de idade, etnicamente identificadas como sendo 45% branca, 44% parda e 11% afrodescendente, com faixa salarial definida como 39% percebendo 3 salários mínimos, 17% entre 2 e 3 salários mínimos, 28% percebendo 2 salários mínimos, 5% na faixa de 1 salário mínimo, 5% na faixa de menos de 1 salário mínimo e 6% preferiram não declarar. Verifica-se a importância do profissional de educação física que trabalha com o jiu-jitsu, que, nesse aspecto, soma seus conhecimentos de base teórica adquirida na graduação, nas tratativas de pedagogia do esporte e transversalidade da discurso de gênero e seus reflexos sobre a postura profissional, possibilitando aliar o ensino da modalidade no enfrentamento das barreiras sociais enfrentadas pelas mulheres no jiu-jitsu, frequentes nesta prática esportiva, consequentemente, gerando avanço no esporte e no social, possibilitando o desenvolvimento e profissionalização da modalidade feminina, levando ao empoderamento, a autonomia e representatividade no processo de formação esportiva, com incentivo à adesão e acesso de praticantes e futuras atletas, com a abertura de oportunidades profissionais iguais para mulheres no esporte.
Abstract: This study deals with the process of including women in jiu-jitsu as a tool for social inclusion in the face of patriarchal dominance in society, reflected in the sport. It aims to discuss the social representation of women in society, permeated by the dominance of men and their interference in the inclusion and access of women in the world of jiu-jitsu, maintaining a dialogue with the literature that deals with gender issues. The methodology adopted is of a qualitative nature, with the core of identifying the factors that determined the incidence of this phenomenon, analyzing the process of athletes of national and international renown, under an ex post facto approach, through the analysis of 18 questionnaires about the experiences of black belts in jiu-jitsu, highlighting in particular: any type of experience of gender confrontation, discrimination, harassment and violence. We tried to observe the characteristics and peculiarities of the formation processes of these women black belts, promoting gender discussions and inclusion in this modality, contributing to the deconstruction of the stereotype of fragility and delimitation of corporeality by society and legislation that reinforce this inequality in sport. As a result, 18 black belt women were researched, 61% of them teachers of the activity, 22% athletes and 17% practitioners, all over 18 years of age and distributed between the age groups of 24 to 43 years of age, ethnically identified as being 45 % white, 44% brown and 11% afro-descendant, with salary range defined as 39% earning 3 minimum wages, 17% between 2 and 3 minimum wages, 28% eaming 2 minimum wages, 5% in the range of 1 minimum wage, 5% in the range of less than 1 minimum wage and 6% preferred not to declare. It is verified the importance of the physical education professional who works with jiu-jitsu, who, in this aspect, adds his knowledge of the theoretical base acquired in the graduation, in the pedagogy of the sport and transversality of the gender discussion and its reflexes on the professional posture, making it possible to combine the teaching of the modality in facing the social barriers faced by women in jiu-jitsu, frequent in this sporting practice, consequently, generating progress in sport and in society, enabling the development and professionalization of the female modality, leading to empowerment, autonomy and representativeness in the sports training process, encouraging adherence and access for practitioners and future athletes, opening up equal professional opportunities for women in sports.
Palavras-chave: Inclusão
Mulheres
Esporte
Desigualdade
Jiu-jitsu
Oportunidades de emprego
Inclusion
Women
Sport
Inequality
Opportunities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SANTOS, Caroline Buarque Vasconcellos. A inclusão das mulheres no jiu-jitsu numa perspectiva histórico-social das relações de gênero. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12496
Data do documento: 17-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão das mulheres no jiu-jitsu numa perspectiva histórico-social das relações de gênero.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.