06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As tramas do axé no alto sertão alagoano: memórias do racismo religioso e suas formas de resistência em Delmiro Gouveia (1980-2000)
Autor(es): Gomes, Tiego Ribeiro
Primeiro Orientador: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Tamano, Luana Tieko Omena
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ellen Cirilo
Resumo: Este trabalho analisa a presença histórica das religiões de matriz africana em Delmiro Gouveia a partir das memórias de seus praticantes mais antigos em atuação. Devido ao forte caráter oral da cultura afrorreligiosa e às práticas discriminatórias e violentas das quais são vítimas, tivemos significativas dificuldades para acessar fontes escritas. Para tanto, tomamos as memórias dos sujeitos históricos como vestígios, a partir da noção de memórias subalternizadas e incômodas (POLLAK,1989), bem como as utilizamos, técnicas de História Oral (ALBERTI, 2013) e aplicamos entrevistas temáticas para produzir os documentos necessários à pesquisa. Todavia, utilizamos também outras fontes que conseguimos encontrar: documentos escritos de certificação de filiação à federação de umbanda, alvará de funcionamento de terreiro e registros fotográficos. Analisando e confrontando esses registros percebemos duas questões fundamentais que redirecionaram esta investigação: 1) o aspecto racial nas práticas comumente chamadas de “intolerância religiosa” contra religiões de matriz afro-brasileira. Diante disso, constatamos que poucos trabalhos assumem essa perspectiva racial de problematização e propõem o uso do conceito de Racismo Religioso (MOTA, 2019; NOGUEIRA, 2020) o qual passou a ser um ponto central de nossa reflexão. 2) a história das práticas afrorreligiosas em Delmiro Gouveia é permeada de conflitos multiplamente tensionados e disputados, o que nos faz negar perspectivas meramente fatalistas ou românticas. Nesse sentido, analisamo-lo a partir da analítica do poder proposta por Michel Foucault (1999; 2011; 1979). Neste sentido, percebemos jogos de poder entre expressões do racismo religioso e de formas de resistência a ele no espaço sertanejo. Acreditamos que tal perspectiva nos fez aproximar da, ainda pequena, mas relevante produção sobre a História das religiões afro em Delmiro Gouveia (SANTOS, 2019; TORRES, 2019; GOMES, 2020; SANTOS, 2022) com as quais essa pesquisa soma-se enquanto contribuição para ampliação dos horizontes de reflexão histórica. Refletir sobre as dinâmicas religiosas afro-brasileiras nesta localidade ainda é um exercício intelectual muito desafiador. Mas, acreditamos que conseguimos entender algumas das dinâmicas pelas quais os afrorreligiosos são sujeitos históricos que disputam exercícios de poder não só em torno de sua própria fé, mas também das memórias e das relações sociais na cidade.
Abstract: This is an analysis of the historical presence of African religion's origin in Delmiro Gouveia, based on the memories of its oldest practitioners in the region. Oral precepts disseminated about Afro-religious culture generate discriminatory and violent practices, we had significant difficulties in accessing sources. Lato sensu, the accounts of historical characters are fragments of the composition of this document. (POLLAK, 1989), we used the research technique (ALBERTI, 2013) and categorized the research. Other sources were also used: written documents certifying membership of the Umbanda Federation, the terreiro's operating license and photographic records. Analyzing and confronting these records, we realized two fundamental questions that redirected this investigation: the racial aspect in the practices commonly called “religious intolerance” against Afro-Brazilian religions. Ahead of , we found that few works take this racial perspective of problematization and propose the use of the concept of Religious Racism (MOTA, 2019; NOGUEIRA, 2020) which has become a central point of our reflection. The history of Afro-religious practices in Delmiro Gouveia is permeated by multiple tensioned and disputed conflicts, which makes us deny merely fatalistic or romantic perspectives. In this sense, we analyze it from the analysis of power proposed by Michel Foucault (1999; 2011; 1979). In this sense, we perceive power games between expressions of religious racism and forms of resistance to it in the space. This perspective brought us closer to the, still small, but relevant production on the history of Afro religions in Delmiro Gouveia (SANTOS, 2019; TORRES, 2019; GOMES, 2020; SANTOS, 2022) with which this research adds up as a contribution to broadening the horizons of historical reflection. Pondering on the Afro-Brazilian religious in this location is still a very challenging intellectual exercise, but we believe that we have managed to understand some of the dynamics through which Afro-religious people are historical subjects who dispute exercises of power not only around their faith, but also memories and social relations in this community
Palavras-chave: História oral
Religião de Matriz Africana
Intolerância religiosa
Cultura Afrorreligiosa
Memória
Delmiro Gouveia - Alagoas
Religiosidade
Racismo religioso
History of Religions and Religiosities
Religious Racism
Memory
African religion's origin
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: GOMES, Tiego Ribeiro. As tramas do axé no alto sertão alagoano: memórias do racismo religioso e suas formas de resistência em Delmiro Gouveia (1980-2000). 125 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12483
Data do documento: 5-jul-2022
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