00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da comunicação interna em contexto de pandemia na empresa doity plataforma de eventos do presencial ao home office
Autor(es): Santos, Marissol Maria Silva dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Amilton Gláucio de
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, José Wagner
Resumo: A pandemia do COVID-19 afetou todas as formas de relações sociais, inclusive dentro das organizações. Diante de umcenáriodemedoeinsegurança,visandoconteradisseminaçãodo vírus, os empregadores viram a necessidade de adotar algumas medidas de prevenção para preservar a saúde e integridade dos colaboradores, então, muitas organizações precisaram adotar o home office e essa dinâmica de trabalho totalmente nova e, para muitos, desconhecida, fez com que a comunicação interna precisasse ser adaptada para atender as demandas do modelo de trabalho remoto. Percebeu-se a necessidade de analisar qual seria a melhor maneira de manter os colaboradores engajados frente a esse cenário de incertezas, no qual, além de lidarem com o caos na saúde, na economia e as preocupações gerais, ainda precisaram enfrentar questões psicológicas que despontaram com a pandemia. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a comunicação interna no modelo de trabalho remoto na empresa Doity Plataforma de Eventos, e como objetivos específicos, identificar quais as ferramentas de comunicação interna utilizadas no trabalho remoto, verificar o processo de comunicação, entender, sob a ótica do público interno da organização, se o processo de comunicação funciona nesse modelo de trabalho e como poderia melhorar e propor soluções para a melhoria da comunicação interna. Para atingir esses objetivos foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica aliada à Pesquisa de campo, a partir da coleta de respostas em um questionário do Google Forms e uma entrevista aprofundada sobre as percepções dos colaboradores quantoàcomunicaçãointernanoexercíciodotrabalhoremoto.Foiidentificado uma valorização da comunicação interna após a pandemia e uma aceleração na adoção das formas de comunicação digitais. Como resultados desta pesquisa, foi verificada a importância de canais de comunicação com funcionalidades que permitissem maior interação (que permitam chamadas de vídeo, por exemplo) e que fossem inclusivos, para promover a construção de relacionamentos e facilitar a rotina e produtividade . Assim como percebeu-se o papel fundamental das lideranças no desenvolvimento da motivação dos colaboradores e a importância da transparência e humanização nas comunicações internas e do incentivo às interações sociais.
Abstract: The COVID-19 pandemic has affected all forms of social relationships, including within organizations. Faced with a scenario of fear and insecurity, in order to contain the spread of the virus, employers saw the need to adopt some prevention measures to preserve the health and integrity of employees. Therefore, many organizations had to adopt home office, and this completely newand,formany,unknownworkdynamicmadeinternalcommunicationneedto be adapted to meet the demands of home office. It was noticed that it was necessary to analyze the best way to keep employees engaged in the face of this scenario of uncertainties, in which, in addition to dealing with chaos in health, economics and general concerns, they also had to face psychological issues that emerged with the pandemic. Thus, this research aims to analyze internal communication in the home office model at the DoityPlataformade Eventos company, and as specific objectives, identify which internal communication tools are used in remote work, verify the communication process, understand, from the perspective of the internal audience of the organization, whether the communication process works in this work model and how it could improve, and propose solutions for improving internal communication. To achieve these objectives, BibliographicResearchwasusedinconjunction with Field Research, throughthecollectionofresponsesinaGoogleFormsquestionnaireand an in-depthinterviewonemployees'perceptionsofinternalcommunicationinremotework.It was identified that internal communication has been valued more after the pandemic and that there has been an acceleration in the adoption of digital communication methods. As a result of this research, the importance of communication channels with features that allow greater interaction (such as video calls) and that are inclusive was verified, in order to promote the construction of relationships and facilitate routine and productivity. It was also noticed the fundamental role of leadership in developing employee motivation and the importance of transparency and humanization in internal communications and the encouragement of social interactions.
Palavras-chave: Comunicação interna - Empresas
Home office
COVID-19
Internal communication - Companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: SANTOS, Marissol Maria Silva dos. Análise da comunicação interna em contexto de pandemia na empresa doity plataforma de eventos do presencial ao home office. 2023. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12468
Data do documento: 29-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.