00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.creatorBorges, Taciana Ribeiro Gomes-
dc.date.accessioned2023-10-23T14:39:40Z-
dc.date.available2023-10-23-
dc.date.available2023-10-23T14:39:40Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationBORGES, Taciana Ribeiro Gomes. Aulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12409-
dc.description.abstractThis final paper, consists of an internship experience report in the field of School Psychology, carried out in a teaching and learning institution in the Maceió's private network. The internship was developed during the COVID-19 Pandemic, a period in which educational services complied with MEC regulations, which prescribed the remote teaching, to respect the social isolation determined by the Brazilian authorities responsible for public health. Considering these assumptions, the main objective of this experience report was to discuss about adaptations in teaching and learning developed in a private school, as a result of the use of Digital Information and Communication Technologies - DICT, to mediate remote teaching, as a modality of educational services regulated by the Ministry of Education of Brazil for the period of COVID-19. We present, then, a description and analysis of the main educational activities developed in this school, from the point of view of the School Psychologist service, exercised during the Internship. As a result, we highlight strategies and resources used by educators to adaptation to remote teaching and the main effects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOnline classes in the pandemic period: adaptations in the teaching-learning process in elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, consiste em um relato de experiência de estágio no campo da Psicologia Escolar, realizado em uma instituição de ensino e aprendizagem da rede privada de Maceió. O estágio foi desenvolvido durante a Pandemia da COVID-19, período em que os serviços educacionais cumpriam regulamentação do MEC, que prescreveu o ensino remoto, para respeitar o isolamento social determinado pelas autoridades brasileiras responsáveis pela saúde pública. Considerando-se esses pressupostos, o objetivo central deste relato de experiência foi discutir sobre adaptações no ensino e aprendizagem desenvolvidos em uma escola privada, em decorrência do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, para mediar o ensino remoto, enquanto modalidade de serviços educacionais regulamentada pelo Ministério de Educação do Brasil para o período da COVID-19. Apresentamos, então, uma descrição e análise das principais atividades educacionais desenvolvidas nesta escola, a partir do olhar do serviço de Psicologa Escolar, exercido durante o estágio. Como resultado, destacamos estratégias e recursos utilizados pelos educadores para adaptação ao ensino remoto e os principais efeitos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental.pdf193.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.