00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12257
Tipo: Dissertação
Título: Relação entre força de atrito e área de contato: uma proposta de aplicação da aprendizagem baseada em problemas utilizando o software Tracker como recurso didático
Título(s) alternativo(s): Relation between frictional force and contact area: a proposal of application established on problem-based learning using the Tracker software as a didactic resource
Autor(es): Lima, Erivaldo Douglas Santos de
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Pedro Valentim dos
Resumo: Em boa parte das escolas do Ensino Médio, o ensino de Física ainda mantém seu foco no ensino tradicional, com aulas centradas no professor, unidirecional e sempre de cima para baixo. Porém, diante dos avanços tecnológicos, do desenvolvimento de novas teorias de aprendizagem e de metodologias de aprendizagem no ensino de Física, esse trabalho tem como objetivo quebrar a barreira do ensino tradicional e a escola nova, trazendo como foco principal o aprender fazendo, e tornar o aluno responsável por sua própria aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo e caráter investigativo. Para esse fim, utilizaremos a teoria de John Dewey em que o processo ensino-aprendizagem se centraliza nas experiências vivenciadas. A teoria de Vygotsky traz também, que a aprendizagem está ligada à relação indivíduos/sociedade. Na metodologia será proposta uma atividade que investiga a relação entre a força de atrito, a área de contato de um objeto e a superfície que se apoia, baseandose em metodologias ativas, especificamente na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) aliadas a recursos didáticos e utilizando o software Tracker para análise de vídeos em forma de produto educacional. É importante salientar que este produto educacional terá caráter instrucional e será consultado por outros professores para ser replicado em outras escolas. Os resultados deste trabalho, analisados após aplicação na Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna, localizado na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, ressaltam a independência do aluno na construção de sua própria aprendizagem, mostrando-se crítico e lidando com situações contraintuitivas no sentido fenomenológico dos conceitos envolvendo a força de atrito e sua relação com as superfícies de contato.
Abstract: In most high schools, the education of Physics still maintains its focus on traditional education, with classes centered on the teacher, unidirectional and always from top to bottom. However, in face of technological advances, the development of new theories of education and learning methodologies of the domain of Physics, this dissertation aims to break the barrier of traditional teaching and the new school, bringing as a main focus the learning as you do, and make the student responsible for their own education, developing protagonism and investigative character. For that, we will use John Dewey's theory in which the process of teaching-learning is centered on an individual's lived experiences. Vygotsky's theory also brings up that the education is related to the relationship between individuals and society. In the methodology na activity will be proposed which investigates the relation between frictional force and contact area of an object and the surface it supports, based on active methodologies, specifically in Problem-based Learning (PBL) combined with didactic resources and using the Tracker software to analyze videos as a mean of educational product. It is important to point out that this educational product will have an institutional character and will be consulted by other teachers to be replicated in different schools. The results of this dissertation, analyzed after application at Ariano Vilar Suassuna Technical School, located in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco, in a 1st year of high school class, highlight the student's independence in the construction of their own education, being critical and dealing with constructive situations in the phenomenological sense of the concepts involving the frictional force and its relation with contact surfaces.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Tracker (Software)
Physics – Study and teaching
Active-methodologies
Problem-based Learning (PBL)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: LIMA, Erivaldo Douglas Santos de. Relação entre força de atrito e área de contato: uma proposta de aplicação da aprendizagem baseada em problemas utilizando o software Tracker como recurso didático. 2023 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12257
Data do documento: 24-fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.