00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Papel dos alunos da rede pública de ensino na investigação sobre o uso de plantas medicinais em Limoeiro de Anadia (AL)
Título(s) alternativo(s): Role of students in the public education network in research on the use of medicinal plants in Limoeiro de Anadia (AL)
Autor(es): Nunes, Jairo Silva
Primeiro Orientador: Lima, Letícia Ribes de
metadata.dc.contributor.referee1: Rodarte, Renato Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Guapo, Graziela Cury
Resumo: O ensino por investigação é uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do próprio conhecimento. Analisando o contexto escolar atual é notável a necessidade de métodos alternativos que considerem os conhecimentos prévios dos discentes, fornecendo caminhos para que esses consigam relacionar o conhecimento popular ao conhecimento científico, construindo dessa forma uma aprendizagem significativa. O principal objetivo desse trabalho foi promover ações investigativas por alunos do Ensino Médio da rede pública de plantas medicinais utilizadas em sua comunidade. O estudo foi realizado com 60 alunos dos 2°s anos do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Domingues, no município de Limoeiro de Anadia (AL). A pesquisa foi conduzida de acordo com as seguintes etapas: 1) Apresentação da proposta e aplicação de um questionário prévio de conhecimentos; 2) Lançamento de questões-problema para estimular os alunos a pensarem que tipo de trabalho poderia ser feito na comunidade, seguida de socialização de bibliografia específica pelo professor-mestrando; 3) Divisão dos discentes em grupo para formulação de questionário a ser aplicado na comunidade para levantar as plantas e seus usos medicinais; 4) Confecção de folder com informações relacionadas às plantas medicinais usadas pela comunidade; 5) Aplicação do questionário de percepção sobre a metodologia utilizada. Os resultados demonstraram que os alunos possuem conhecimento prévio sobre o uso de plantas medicinais pela comunidade, sendo as mais citadas: hortelã, erva-cidreira, boldo, arruda, manjericão e alecrim, voltadas para doenças e sintomas do sistema digestório, respiratório e geniturinário. O levantamento na comunidade apontou que as folhas são os órgãos mais utilizados, sendo o chá a principal forma de preparo. As respostas dadas pelos alunos, em um levantamento inicial, foram bastante coincidentes com as dadas pela comunidade, o que indicou que os alunos já apresentavam um conhecimento prévio, empírico, sobre o uso medicinal de algumas plantas na comunidade em que residem. Como produto, foi desenvolvido um folder apresentando algumas informações sobre as plantas mais citadas pela população entrevistada. Todo o trabalho foi desenvolvido de forma contínua e o protagonismo dos alunos no desenvolvimento do projeto foi constantemente estimulado pelo professor-mestrando.
Abstract: Teaching by investigation is a didactic approach that allows planning, questioning and building one's own knowledge. Analyzing the current school context, there is a notable need for alternative methods that consider students' prior knowledge, providing ways for them to be able to relate popular knowledge to scientific knowledge, thus building meaningful learning. The main objective of this work was to promote investigative actions by high school students of the public network of medicinal plants used in their community. The study was carried out with 60 students from the 2nd year of high school at the Francisco Domingues State School, in the municipality of Limoeiro de Anadia (AL). The research was conducted according to the following steps: 1) Presentation of the proposal and application of a prior knowledge questionnaire; 2) Launching problem-questions to encourage students to think about what kind of work could be done in the community, followed by sharing a specific bibliography by the master's student; 3) Division of students into groups to formulate a questionnaire to be applied in the community to survey plants and their medicinal uses; 4) Creation of a folder with information related to medicinal plants used by the community; 5) Application of the perception questionnaire on the methodology used. The results showed that students have prior knowledge about the use of medicinal plants by the community, the most cited being: mint, lemon balm, boldo, rue, basil and rosemary, aimed at diseases and symptoms of the digestive, respiratory and genitourinary systems. The survey in the community pointed out that the leaves are the most used organs, with tea being the main form of preparation. The answers given by the students, in an initial survey, were very similar to those given by the community, which indicated that the students already had prior, empirical knowledge about the medicinal use of some plants in the community where they live. As a product, a folder was developed with some information about the plants most cited by the interviewed population. All the work was developed continuously and the students' protagonism in the development of the project was constantly encouraged by the master's student.
Palavras-chave: Ensino por investigação
Plantas medicinais
Etnobotânica
Inquiry-based teaching
Medicinal plants
Ethnobotany
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: NUNES, Jairo Silva. Papel dos alunos da rede pública de ensino na investigação sobre o uso de plantas medicinais em Limoeiro de Anadia (AL). 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12232
Data do documento: 1-fev-2023
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