00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem metodológica baseada na contextualização e construção de modelo molecular para o ensino de estereoquímica
Autor(es): Silva, Denilson dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Jadriane de Almeida Xavier dos
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Araújo da
Resumo: O ensino da Química geralmente segue o mesmo modelo que as outras disciplinas, através da abordagem reproducionista, o aluno então é condicionado a mera reprodução do conteúdo ministrado em sala de aula. O fracasso escolar pode possuir como um de seus pressupostos a adoção de metodologias inadequadas, entretanto o docente possui um papel primordial no sucesso de sua classe. No passado a estereoquímica era considerada um devaneio, sendo duramente criticada pela comunidade científica, atualmente é considerada um ponto chave, o qual não se pode desmembrar da química moderna. As atividades lúdicas vêm sendo cada vez mais incorporadas no ensino das ciências nas suas diversas formas, no entanto a abordagem lúdica torna-se educativa quando desperta a curiosidade sobre o mundo e a vida, estimulando novas descobertas e criações. O público alvo da pesquisa foram vinte e seis alunos os quais possuem faixa etária entre 16 a 18 anos de idade, que estudam no 3º ano do Centro Educacional o Pequeno Príncipe – CEPP, situado na cidade de Atalaia-AL. Para a coleta de dados na presente pesquisa, foram realizados dois questionários pré-elaborados, o primeiro questionário buscou compreender aspectos gerais da visão dos alunos sobre a dinâmica das aulas de química, o segundo questionário propôs a avaliar a utilização do ensino tradicional, por meio de aula expositiva e com métodos tradicionais de repetição. O terceiro questionário buscou avaliar a utilização da abordagem lúdica, sua eficiência e a evolução da turma quanto ao tema abordado, por fim, foram avaliadas suas respectivas relevâncias de incentivo para que houvesse um ensino/aprendizado mais significativo para o conteúdo abordado. Neste estudo, a partir da utilização da abordagem lúdica para o ensino de estereoquímica mostrou-se que tal método tornou as aulas mais dinâmicas e incentivou os alunos a participarem do próprio aprendizado, portanto chegou-se à conclusão de que a abordagem mencionada contribui significativamente para a apreensão do conhecimento em estereoquímica, pois foi capaz de despertar os alunos em um processo dinâmico, tornando-os protagonistas em sua formação.
Abstract: The teaching of Chemistry generally follows the same model as the other disciplines, through the reproductionist approach, the student is then conditioned to the mere reproduction of the content taught in the classroom. School failure may have as one of its assumptions the adoption of inadequate methodologies, however the teacher has a key role in the success of his class. In the past, stereochemistry was considered a daydream, being harshly criticized by the scientific community, currently it is considered a key point, which cannot be separated from modern chemistry. Playful activities have been increasingly incorporated into science teaching in its various forms, however the playful approach becomes educational when it arouses curiosity about the world and life, stimulating new discoveries and creations. The target audience of the research were twenty-six students who are aged between 16 and 18 years old, who study in the 3rd year of Centro Educacional o Pequeno Príncipe - CEPP, located in the city of Atalaia-AL. For data collection in the present research, two pre-prepared questionnaires were carried out, the first questionnaire sought to understand general aspects of the students' view on the dynamics of chemistry classes, the second questionnaire proposed to evaluate the use of traditional teaching, through lecture and with traditional methods of repetition. The third questionnaire sought to evaluate the use of the playful approach, its efficiency and the evolution of the class regarding the topic addressed, finally, its respective incentive relevance was evaluated so that there was a more significant teaching/learning for the content addressed. In this study, from the use of the playful approach to the teaching of stereochemistry, it was shown that this method made the classes more dynamic and encouraged students to participate in their own learning, so it was concluded that the mentioned approach contributes significantly to the apprehension of knowledge in stereochemistry, as it was able to awaken students in a dynamic process, making them protagonists in their training.
Palavras-chave: Estereoquímica
Ludicidade
Metodologia do ensino
Stereochemistry
Playfulness
Teaching methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: SILVA, Denilson dos Santos. Abordagem metodológica baseada na contextualização e construção de modelo molecular para o ensino de estereoquímica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12139
Data do documento: 25-ago-2022
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