00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repercussões da pandemia pela Covid-19 em um curso de graduação em enfermagem no nordeste brasileiro
Título(s) alternativo(s): Repercussions of the Covid-19 pandemic on an undergraduate nursing course in northeastern Brazil
Autor(es): Silva, Ailla Gabrielli Costa Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Lenira Maria Wanderley Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Regina Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto o ensino em enfermagem durante a pandemia da COVID-19 em um curso de graduação no nordeste brasileiro decorrente das medidas governamentais e institucionais publicadas e adotadas para esse fim. O objetivo foi analisar as repercussões das medidas governamentais e institucionais adotadas na pandemia da COVID-19 para o curso de graduação em enfermagem de uma Universidade do nordeste brasileiro com base nas normativas para o ensino em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa documental, sendo o universo da pesquisa constituído de 65 documentos legais emitidos entre fevereiro de 2020 a março de 2022. As etapas consistiram na identificação e localização das fontes de informação, obtenção das medidas publicadas e adotadas, catalogação dos instrumentos conforme repercussões, sistematização e análise das repercussões. A catalogação, sistematização e análise ocorreram após a aplicação de um instrumento de análise construído com os pontos abordados nas normativas que poderiam ter repercussão nos documentos. Três categorias e duas subcategorias foram identificadas após a catalogação e sistematização das repercussões. Os resultados apontaram que a aplicação do ensino remoto para a enfermagem durante a pandemia evidenciou desigualdades no acesso à internet, e levantou dúvidas quanto a qualidade do ensino. A supressão do desenvolvimento de competências gerais e específicas ocorreu através da não realização de atividades práticas nos serviços devido ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação com uso de videoconferências, plataformas e ferramentas digitais, promovendo separação entre teoria e prática. Também da abreviação da duração do curso a fim de sua conclusão e oportunizar convocação precocemente de recém-egressos para o combate à pandemia. As medidas tomadas e a tentativa de atualização das DCNs evidenciaram um esforço em enfraquecer o ensino em enfermagem para atender demandas da emergência sanitária. Assim como as do mercado, fazendo parecer para suprir déficit crônico de trabalhadoras/es em enfermagem nos serviços de saúde. Erros conceituais quanto a metodologia adotada também puderam ser identificados, em especial o uso de ensino remoto como equivalente ao EAD. A presencialidade, tão necessária ao cuidado em enfermagem e nas teorias, chocou-se com as tentativas de um ensino meramente cognitivo que não atende as necessidades da enfermagem. Espera-se que este estudo forneça o norte para outras pesquisas que investiguem o ensino em enfermagem na pandemia. Permitindo que através do conhecimento sobre o período, possamos lutar por um ensino de qualidade.
Abstract: The object of this research was nursing education during the COVID-19 pandemic in an undergraduate course in northeastern Brazil as a result of the governmental and institutional measures published and adopted for this purpose. The objective was to analyze the repercussions of the governmental and institutional measures adopted in the COVID-19 pandemic for the undergraduate nursing course at a university in northeastern Brazil, based on the regulations for nursing education. This is a documentary research, with the research universe consisting of 65 legal documents issued between February 2020 and March 2022. The stages consisted of identifying and locating the sources of information, obtaining the published and adopted measures, cataloging the instruments according to repercussions, systematizing and analyzing the repercussions. The cataloging, systematization and analysis took place after the application of an analysis tool built with the points addressed in the regulations that could have repercussions on the documents. Three categories and two subcategories were identified after cataloging and systematizing the repercussions. The results showed that the application of remote teaching for nursing during the pandemic highlighted inequalities in access to the internet, and raised doubts about the quality of teaching. The suppression of the development of general and specific competencies occurred through the lack of practical activities in the services due to the use of digital information and communication technologies with the use of videoconferences, digital platforms and tools, promoting a separation between theory and practice. There was also the shortening of the duration of the course in order to complete it and make it possible to call up recent graduates early to combat the pandemic. The measures taken and the attempt to update the DCNs showed an effort to weaken nursing education to meet the demands of the health emergency. As well as those of the market, making it seem as if they are making up for the chronic shortage of nursing workers in the health services. Conceptual errors regarding the methodology adopted could also be identified, especially the use of remote teaching as equivalent to distance learning. Face-to-face teaching, which is so necessary for nursing care and in theories, clashed with attempts at purely cognitive teaching, which does not meet the needs of nursing. It is hoped that this study will provide the basis for further research into nursing education during the pandemic. Through knowledge about the period, we can fight for quality teaching.
Palavras-chave: Enfermagem – Estudo e ensino
Covid-19 (Pandemia)
Ensino superior
Nursing – Study and teaching
Covid-19 (Pandemic)
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: SILVA, Ailla Gabrielli Costa. Repercussões da pandemia pela Covid-19 em um curso de graduação em enfermagem no nordeste brasileiro. 2023. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12119
Data do documento: 10-ago-2023
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