00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12106
Tipo: Dissertação
Título: Oficinas interdisciplinares de educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ambiental em estudantes do Ensino Fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinary environmental education workshops: the development of environmental wareness in elementary school students final years
Autor(es): Silva, Amanda Paula de Araújo
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Brasil, Ana Claudia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A Educação Ambiental tem a função de formar cidadãos críticos, modificando seus comportamentos e percepções em relação ao meio ambiente. Uma maneira que torna o desenvolvimento da Educação Ambiental mais fácil em sala de aula é através do uso de oficinas didáticas. A pergunta que o presente estudo busca investigar trata de que forma as oficinas sobre Educação Ambiental colaboram para a formação crítica dos alunos? O objetivo da pesquisa foi estimular o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos de duas turmas do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, localizada no Complexo Educacional de Pesquisa Aplicada da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (CEPA), sobre Educação Ambiental fazendo uso de oficinas interdisciplinares. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, desenvolvida em uma escola pública do estado de Alagoas. O projeto de dissertação foi submetido e aprovado pela Plataforma Brasil. A coleta dos dados deu-se pela aplicação de um teste diagnóstico e um de conhecimentos adquiridos, para o reconhecimento dos saberes prévios dos discentes e construídos após a aplicação das oficinas. A intervenção aconteceu com três oficinas, ofertadas semanalmente, relacionadas com a disciplina de Português, Matemática e Educação Artística. Os dados obtidos foram analisados por frequência de respostas e por categorização. Os resultados demonstraram que os discentes apresentavam conhecimentos prévios sobre Educação Ambiental e as oficinas auxiliaram na construção e aperfeiçoamento dos conhecimentos, mas os alunos ainda apresentam dificuldade em falar e entender sobre o assunto, ressaltando a importância de trabalhar Educação Ambiental na escola. Apresenta-se, também, o Produto Técnico Tecnológico, intitulado “Oficinas interdisciplinares de sensibilização ambiental” que apresentou como objetivo servir de apoio para os professores de Ciências/Biologia trabalharem a temática Meio Ambiente através de oficinas interdisciplinares.
Abstract: Environmental Education has the function of forming critical citizens, modifying their behavior and perceptions in relation to the environment. One way that facilitates the development of Environmental Education in the classroom is through educational workshops. The question that this study seeks to investigate deals with how do Environmental Education workshops contribute to the critical formation of students? The objective of the research was to stimulate the development of environmental awareness among students from two classes of the 6th year of elementary school in a public school in Maceió, located in the Educational Complex of Applied Research of the State Department of Education of Alagoas (CEPA), in Education Environmental using interdisciplinary workshops. The research carried out was of a qualitative type, developed in a public school in the state of Alagoas. The dissertation project was submitted and approved by Plataforma Brasil. Data collection took place through the application of a diagnostic test and a test of acquired knowledge, for the recognition of the students' previous knowledge and built after the application of the workshops. The intervention took place with three workshops, offered weekly, related to the discipline of Portuguese, Mathematics and Art Education. The data obtained were analyzed by frequency of responses and by categorization. The results showed that students had previous knowledge about Environmental Education and the workshops helped in the construction and improvement of knowledge, but students still have difficulty in speaking and understanding the subject, showing the importance of working with Environmental Education at school. It also presents the Technological Technical Product, entitled “Interdisciplinary Workshops on Environmental Awareness”, which aimed to support Science/Biology teachers to work on the theme of the Environment through interdisciplinary workshops.
Palavras-chave: Meio Ambiente
Conhecimentos adquiridos
Conhecimentos prévios
Sujeito crítico
Environmental Education
Acquired knowledge
Previous knowledge
Critical subject
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Amanda Paula de Araújo. Oficinas interdisciplinares de educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ambiental em estudantes do Ensino Fundamental anos finais. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Inclui Produto educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12106
Data do documento: 30-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.