00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12078
Tipo: Dissertação
Título: Mitose e meiose: estratégia lúdica para o ensino da divisão celular
Título(s) alternativo(s): Mitosis and meiosis: playful strategy for teaching cell division
Autor(es): Gomes, Rafaella Lima
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Polleto, Rodrigo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: O ensino de Biologia exige do professor e dos alunos uma capacidade que passa a ser inerente a essa área do conhecimento, com inúmeros termos novos, com pronúncias difíceis e escrita que divergem da linguagem comumente utilizada no cotidiano. Dentre os conteúdos mais abstratos na Biologia encontram-se os processos de divisão celular, a mitose e a meiose. O objetivo desse trabalho foi analisar indícios da aprendizagem dos discentes do 1º ano do Ensino Médio acerca do conteúdo de divisão celular, de forma a instigar a curiosidade e ampliar os conhecimentos dos participantes do processo. O público alvo foram estudantes de uma turma do 1ºano do Ensino Médio Integral da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, localizada na Cidade de Petrolândia – PE. No tocante a estrutura do texto para dissertação, esse trabalho foi disposto na forma de sete capítulos, sendo eles, a Introdução, a Fundamentação Teórica, Revisão Sistemática de Literatura, Procedimentos Metodológicos da pesquisa, Produto Técnico Tecnológico (PTT), Resultados e Discussões e as Considerações Finais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa seguiu-se a execução do planejamento conforme o projeto encaminhado para Plataforma Brasil, aprovado sob o processo no . 48691621.0.0000.5013 e parecer no . 5.069.415. O método de pesquisa utilizado foi do tipo qualitativo e a abordagem do tipo intervenção pedagógica. A intervenção pedagógica esteve composta por 8 aulas, desenvolvidas em 4 semanas, em 2 aulas sequenciais semanais, de cinquenta minutos cada. O instrumento de coleta de dados foram 2 questionários, pré-atividades e pós atividades. As atividades e aplicação do livro-jogo foi realizada com 32 alunos. Desses, 16 foram selecionados pelo método de diversidade e saturação. Os dados foram organizados em categorias por meio de quadros e tabelas. O resultado deste trabalho apontou uma avaliação positiva para o uso da ferramenta lúdica o livro-jogo e demais modelos didáticos utilizados na intervenção pedagógica (placas dos processos da mitose e meiose e mapa conceitual), uma vez que, contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos alunos no conteúdo de divisão celular, além disso, os jogos didáticos em sala de aula podem complementar as aulas teóricas, revisar os conteúdos e ensinar de forma divertida, instigando o discente a aprender os assuntos e sair da abstração.
Abstract: The teaching of Biology demands from the teacher and from the students a capacity that becomes inherent to this area of knowledge, with countless new terms, with difficult pronunciations and writing that differ from the language commonly used in everyday life. Among the more abstract contents in Biology are the processes of cell division, mitosis and meiosis. The objective of this work was to analyze evidence of the learning of students in the 1st year of high school about the content of cell division, in order to instigate curiosity and expand the knowledge of participants in the process. The target audience were students from a class of the 1st year of High School at the Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) of Jatobá, located in the City of Petrolândia - PE. Regarding the structure of the text for the dissertation, this work was arranged in the form of seven chapters, namely, the Introduction, the Theoretical Foundation, Systematic Literature Review, Methodological Procedures of the research, Technological Technical Product (PTT), Results and Discussions and the Final Considerations. For the development of this research, the planning was carried out according to the project sent to Plataforma Brasil, approved under process no. 48691621.0.0000.5013 and opinion no. 5,069,415. The research method used was of the qualitative type and the approach of the pedagogical intervention type. The pedagogical intervention consisted of 8 classes, developed in 4 weeks, in 2 weekly sequential classes, of fifty minutes each. The data collection instrument were 2 questionnaires, pre-activities and post-activities. The activities and application of the book-game were carried out with 32 students. Of these, 16 were selected using the diversity and saturation method. Data were organized into categories using charts and tables. The result of this work pointed to a positive evaluation for the use of the ludic tool, the gamebook and other didactic models used in the pedagogical intervention (plates of the processes of mitosis and meiosis and conceptual map), since it contributed significantly to learning. of students in cell division content, in addition, didactic games in the classroom can complement theoretical classes, review content and teach in a fun way, encouraging students to learn the subjects and get out of abstraction.
Palavras-chave: Mitose
Meiose
Recursos didáticos
Mitosis
Meiosis
Teaching tool
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: GOMES, Rafaella Lima. Mitose e meiose: estratégia lúdica para o ensino da divisão celular. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12078
Data do documento: 23-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mitose e meiose_estratégia lúdica para o ensino da divisão celular.pdf
  Until 2024-08-22
1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.