00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12076
Tipo: Dissertação
Título: Alice Ball: uma biografia para a divulgação da ciência feminina negra e para possibilidades de discussão da história e filosofia
Título(s) alternativo(s): Alice Ball: a biography for the difusion of black women’s science and the opportunities to discuss its historm and philosophy
Autor(es): Gomes, Stephanie Silva Weigel
Primeiro Orientador: Junior, Wilmo Ernesto Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Nyuara Araújo de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A presente pesquisa se debruça sobre o papel das biografias científicas como instrumento para a discussão de aspectos da natureza da ciência, constituindose em possibilidade para o (re)conhecimento de cientistas e, sobretudo, conferindo um caráter mais humanístico a estes. Especialmente neste trabalho, a questão da diversidade - gênero e raça - também visa ser explorada com base na construção de uma biografia feminina. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter historiográfico, baseada em fontes primárias e secundárias sobre a vida e o trabalho de Alice Ball. O objetivo foi compreender sua trajetória de vida e identificar sua participação na ciência química do início do século XX, com vistas a construir um material paradidático de divulgação científica para a discussão de aspectos da natureza da ciência, incluindo questões de gênero e raça. A partir deste material, que constitui o produto educacional desta dissertação, foi empreendido um estudo com licenciandos no intuito de entender contribuições da leitura da biografia na percepção dos fatores internos e externos à construção da ciência, tendo como referência o caso de Alice Ball. Os resultados demonstraram que a leitura potencializa reflexões acerca da condição de mulheres e negros na produção do conhecimento. A identificação de fatores que interferem na produção do conhecimento, ainda que realçadas no texto, precisam de maior problematização. Dessa forma, infere-se sobre o papel da mediação pedagógica da leitura, ainda que textos de divulgação científica, tal qual a biografia produzida, busquem um público amplo.
Abstract: This research addresses the role of scientific biographies as an instrument to discuss Nature of Science, enabling acknowledgement and recognition of scientists and, most importantly, giving it a more humanistic perspective. Particularly in this research, diversity issues – gender and race – are also aimed at establishing the development of a female biography. A historiography was developed based on primary and secondary sources about the life and work of Alice Ball. The objective was to understand her life trajectory and identify her role in the science of Chemistry in the beginning of the 20th century, with the goal of developing scientific educational materials to discuss aspects of the nature of Science, including gender and race matters. From this source, which is the educational component of this dissertation, a survey with Chemistry students was carried out in order to understand contributions in reading the biography taking into consideration internal and external aspects to the construction of science, having as reference Alice Ball’s case. The results showed that reading enhances reflections on the condition of women and blacks in the production of knowledge. The identification of factors that interfere in the production of knowledge, although highlighted in the text, need further problematization. In this way, it is inferred about the role of the pedagogical mediation of reading, even though scientific dissemination texts, such as the biography produced, seek a wide audience.
Palavras-chave: Ciência – História
Gênero e ciência
Racismo e ciência
History of science
Scientific biography
Nature of science
Gender and science
Racism and science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: GOMES, Stephanie Silva Weigel. Alice Ball: uma biografia para a divulgação da ciência feminina negra e para possibilidades de discussão da história e filosofia. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12076
Data do documento: 8-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.