00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O numeramento na transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: uma proposta metodológica para a construção do sentido de número
Título(s) alternativo(s): Numerating in the transition from early childhood education to the 1st year of elementary education: a methodological proposal for building number sense
Autor(es): Marques, Amanda Cristine Lopes
Primeiro Orientador: Lozada, Cláudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pironel, Márcio
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: A construção do sentido de número depende do desenvolvimento significativo dos processos mentais estudados por Piaget e Constance Kamii e que embasam o pensamento aritmético. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de construção e conservação do sentido de número no 1º ano do Ensino Fundamental por um grupo de alunos que cursaram a Educação Infantil por meio de ensino remoto no período pandêmico de 2020 e como esse sentido de número pode ser ressignificado por tarefas matemáticas voltadas para os processos mentais que auxiliem no desenvolvimento do numeramento. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa caracterizada por um estudo de caso de cunho participante com intervenção, envolveu a aplicação de uma proposta metodológica composta por uma sequência didática e pósteste para um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Maceió (Alagoas). A sequência didática e o pós–teste foram constituídos de atividades voltadas para processos mentais que são pilares dos outros sete processos mentais, como contagem, quantificação, ordenação e agrupamento, assim como os sete processos mentais que são correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, conservação e inclusão, observando-se os conhecimentos físico, social e lógico-matemático e as abstrações empírica e reflexiva. A análise das atividades realizadas revelaram que os alunos apresentavam dificuldades em relação aos processos mentais pilares que são contagem, quantificação, agrupamento, ordenação, sequência numérica (que decorre da ordenação), correspondência e conservação, gerando desta forma, impactos para o desenvolvimento da abstração reflexiva e do conhecimento lógico-matemático, bem como para as estruturas do campo conceitual aditivo relacionadas às ações de juntar, acrescentar, separar, retirar, que estão presentes nas operações de adição e subtração. Estes resultados são decorrentes do período pandêmico de 2020 em que a etapa da Educação Infantil foi realizada de modo remoto em virtude da suspensão das aulas presenciais, constatando-se uma defasagem na aprendizagem. O desempenho dos alunos melhorou nas atividades que envolviam trabalho em grupo e material concreto, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento físico e social e da abstração empírica. Analisados os resultados da aplicação da sequência didática e considerando o trabalho docente realizado, procedeuse ao pós-teste, constatando-se que houve uma melhora significativa no desenvolvimento dos processos mentais de contagem, quantificação, correspondência, ordenação, agrupamento, havendo ainda dificuldade com sequência numérica e conservação de quantidades, assim como em relação às ações do campo aditivo (juntar, acrescentar, separar, retirar), nas quais os alunos conseguiram desenvolver estratégias para realizá-las. Identificamos que há indícios de desenvolvimento da abstração reflexiva e do conhecimento lógico-matemático e melhora na abstração empírica. A pesquisa possibilitou constatar que para o grupo pesquisado, considerando-se a excepcionalidade do período pandêmico de 2020, a construção do sentido de número e do numeramento estão sendo desenvolvidos no 1º ano do Ensino Fundamental com o retorno das aulas presenciais, não tendo ocorrido a fase de transição e desenvolvimento das ideias matemáticas iniciais e suas respectivas habilidades na etapa da Educação Infantil.
Abstract: The construction of the sense of number depends on the significant development of the mental processes studied by Piaget and Constance Kamii and that underlie arithmetical thinking. In this way, the present research aims to investigate the process of construction and conservation of the sense of number in the 1st year of Elementary School by a group of students who attended Early Childhood Education through remote teaching in the pandemic period of 2020 and how this sense of number can be re-signified by mathematical tasks aimed at mental processes that help in the development of numeracy. Therefore, the qualitative approach research characterized by a case study of participatory nature with intervention, involved the application of a methodological proposal composed of a didactic sequence and post-test for a group of students of the 1st year of Elementary School of a school in the city of Maceió (Alagoas). The didactic sequence and the post-test are made up of activities aimed at the mental processes of counting, quantification, ordering, grouping, correspondence, comparison, classification, comparison, sequencing, serialization, conservation and inclusion; for physical, social and logical-mathematical knowledge and for empirical and reflective abstractions. The results of the application of the didactic sequence revealed that the students had difficulties in relation to the mental processes of counting, quantification, correspondence, ordering, grouping, numerical sequence and conservation, thus generating impacts for the development of reflective abstraction and logical knowledge. mathematical, as well as for the structures of the additive conceptual field related to the actions of joining, adding, separating, removing present in the operations of addition and subtraction. These results stem from the 2020 pandemic period in which the Early Childhood Education stage was carried out remotely due to the suspension of face-to-face classes, with a learning gap. The students' performance improved in the activities of the didactic sequence that involved group work and concrete material, contributing to the development of physical and social knowledge and empirical abstraction. After analyzing the results of the application of the didactic sequence and considering the teaching work carried out, the post-test was carried out, noting that there was a significant improvement in the development of the mental processes of counting, quantification, correspondence, ordering, grouping, with there was still difficulty with numerical sequence and conservation of quantities, as well as in relation to the actions of the additive field (add, add, separate, remove), in which students were able to develop strategies to carry them out. We identified that there are signs of development of reflective abstraction and logical-mathematical knowledge and improvement in empirical abstraction. The research made it possible to verify that for the researched group, considering the exceptionality of the 2020 pandemic period, the construction of the sense of number and numeracy are being developed in the 1st year of Elementary School with the return of face-to-face classes, not having occurred the transition phase and development of initial mathematical ideas and their respective skills in the Early Childhood stage.
Palavras-chave: Conceito de número
Processos mentais
Numeramento
Sense of number
Mental processes
Numeracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MARQUES, Amanda Cristine Lopes. O numeramento na transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: uma proposta metodológica para a construção do sentido de número. 2023. 343 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12042
Data do documento: 24-fev-2022
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