00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho docente pelo discente: qualificando a autoavaliação institucional
Título(s) alternativo(s): Assessment of teaching performance by the student: qualifying the institutional self-assessment
Autor(es): Lemos, Jadenilse Silva de
Primeiro Orientador: Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: O presente estudo objetivou investigar o processo de avaliação de desempenho docente pelo discente (ADD) no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior Pública Federal, buscando subsídios para o aprimoramento da autoavaliação institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada de caráter descritivo, explicativo e de abordagem qualitativa, a qual foi utilizada como estratégia metodológica o método da pesquisa-ação. As etapas de pesquisa se constituíram em cinco momentos: momento I – Lugar da teoria; momento II – Fase exploratória sobre o tema da pesquisa; momento III – Fase de sensibilização; momento IV –Fase de exposição e exploração do problema em grupo; momento V – Fase de planejamento de ações. O momento II contou com a participação de 63 professores; para os momentos IV e V participaram 12 professores, 2 técnicos e 4 discentes componentes do grupo gestor da faculdade. Os dados obtidos identificaram cinco pontos essenciais: presença da avaliação docente pelo discente (ADD) no âmbito da instituição pesquisada, atuação das comissões de avaliação, percepção dos participantes sobre ADD, benefícios e desafios da ADD, ações e responsabilidades para o desenvolvimento da ADD. Os resultados apontaram a falta de compreensão do significado da avaliação por parte dos docentes, o que pode refletir na resistência destes em ser avaliado. A participação do discente no processo de avaliação do docente é bastante incipiente. A existência de limitação na atuação das comissões internas de autoavaliação. No entanto, foi reconhecida a importância desse instrumento avaliativo. Esse estudo possibilitou a produção do artigo científico intitulado: “Avaliação de Desempenho Docente pelo Discente: Qualificando a Autoavaliação Institucional” e o desenvolvimento de dois produtos educacionais: o PAINEL sobre avaliação de desempenho docente pelo discente e o vídeo a respeito da temática da avaliação institucional prevista no SINAES. Os resultados obtidos nessa pesquisa foram relevantes para o meio acadêmico e apresentaram à necessidade de maior discussão sobre a temática, no intuito de promover o amadurecimento, tanto por parte dos docentes no sentido de se permitirem ser avaliados, como pelos estudantes de maneira que estes participem dos processos avaliativos com responsabilidade e respeito para que o principal objetivo da avaliação seja alcançado: a melhoria da qualidade do ensino.
Abstract: The present study aimed to investigate the process of evaluation of teaching performance by students (ADD) within the scope of a Federal Public Higher Education Institution, seeking subsidies for the improvement of institutional selfevaluation. This is an applied research with a descriptive, explanatory character and a qualitative approach, which used the action-research method as a methodological strategy. The research stages consisted of five moments: moment I – Place of theory; moment II – Exploratory phase on the research theme; moment III –Sensitization phase; moment IV – Phase of exposition and exploration of the problem in group; moment V – Action planning phase. Moment II had the participation of 63 teachers; for moments IV and V, 12 professors, 2 technicians and 4 students from the faculty's management group participated. The data obtained identified five essential points: presence of teacher evaluation by students (ADD) within the scope of the researched institution, performance of evaluation committees, participants' perception of ADD, benefits and challenges of ADD, actions and responsibilities for the development of ADD. The results pointed to a lack of understanding of the meaning of the evaluation on the part of the professors, which may reflect on their resistance to being evaluated. The student's participation in the professor's evaluation process is quite incipient. The existence of limitations in the performance of internal self-assessment committees. However, the importance of this evaluative instrument was recognized. This study enabled the production of the scientific article entitled: “Evaluation of Teaching Performance by Students: Qualifying Institutional Self-Evaluation” and the development of two educational products: the PANEL on evaluation of teaching performance by students and the video on the theme of institutional evaluation provided for in SINAES. The results obtained in this research were relevant for the academic environment and showed the need for further discussion on the subject, in order to promote maturation, both on the part of teachers in the sense of allowing themselves to be evaluated, and by students in a way that they participate of the evaluation processes with responsibility and respect so that the main objective of the evaluation is achieved: the improvement of the quality of teaching.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente
Avaliação discente
Autoavaliação institucional
Faculdade de Medicina – UFAL
Self-evaluation
Teacher evaluation
Student
Higher education
Graduation in medicine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: LEMOS, Jadenilse Silva de. Avaliação de desempenho docente pelo discente: qualificando a autoavaliação institucional. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11980
Data do documento: 30-set-2022
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