00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11877
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia e o uso de tecnologias na prática educacional
Autor(es): Rodrigues, William Nunes
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Galvão, Diogo Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Poliane Camila Lima dos
Resumo: O surgimento das tecnologias trouxe dinamismo para a educação, permitindo aulas mais atrativas e ultrapassando os métodos tradicionais, como o uso do quadro negro e giz. O ambiente escolar passou por transformações significativas e precisa acompanhar o desenvolvimento de um mundo globalizado, inserido em uma rede de computadores em constante atualização. No entanto, é importante ressaltar que esse avanço tecnológico não visa excluir a presença do professor, mas sim fornecer suporte para que ele apresente novas formas de ensino aos alunos. No contexto específico da disciplina de Geografia houve mudanças nas práticas educacionais, com o uso de maquetes e globos sendo complementados pelos recursos digitais, como celulares e computadores. No entanto, o uso adequado desses dispositivos tornou-se um novo desafio para os professores, uma vez que o uso indevido pode ter efeitos negativos. O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o ensino de Geografia nas práticas educacionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e discursiva, utilizando um questionário aplicado a professores da rede pública e privada por meio do Google Forms. A análise das respostas revelou que, apesar dos avanços tecnológicos na educação nos últimos anos, o processo de inserção dessas tecnologias nas escolas ainda é lento. Um dos principais obstáculos enfrentados em sala de aula é a falta de equipamentos, o que afeta a estrutura educacional. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que os professores relatam uma certa satisfação ao utilizar esses dispositivos, porém destacam a importância de seu uso moderado e adequado, pois o uso excessivo ou sem preparo pode trazer consequências negativas para o processo de ensino-aprendizagem, portanto, a qualidade do ensino é determinada pelo profissional que atua em sala de aula as tecnologias representam um avanço significativo na educação, proporcionando maior dinamismo às aulas. No entanto, cabe ao professor selecionar e utilizar de forma adequada esses recursos tecnológicos, a fim de potencializar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The emergence of technologies brought dynamism to education, allowing more attractive classes and surpassing traditional methods, such as the use of blackboard and chalk. The school environment has undergone significant transformations and needs to follow the development of a globalized world, inserted in a computer network in constant update. However, it is important to emphasize that this technological advance is not intended to exclude the presence of the teacher, but rather to provide support for him to present new forms of teaching to students. In the specific context of the Geography discipline, there were changes in educational practices, with the use of models and globes being complemented by digital resources, such as cell phones and computers. However, the proper use of these devices has become a new challenge for teachers, since misuse can have negative effects. The objective of this work was to analyze the development of technologies aimed at teaching Geography in educational practices. For this, a research with a qualitative and discursive approach was carried out, using a questionnaire applied to public and private school teachers through Google Forms. The analysis of the answers revealed that, despite the technological advances in education in recent years, the process of inserting these technologies in schools is still slow. One of the main obstacles faced in the classroom is the lack of equipment, which affects the educational structure. The results of this research showed that teachers report a certain satisfaction when using these devices, but highlight the importance of their moderate and adequate use, as excessive or unprepared use can have negative consequences for the teaching-learning process, therefore, the quality of teaching is determined by the professional working in the classroom technologies represent a significant advance in education, providing greater dynamism to classes. However, it is up to the teacher to select and use these technological resources appropriately, in order to enhance their effectiveness in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico
Tecnologia e educação
Professores
Educação
Development
Technological
Transformation
Teacher
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: RODRIGUES, William Nunes. O ensino de geografia e o uso de tecnologias na prática educacional. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11877
Data do documento: 23-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de geografia e o uso de tecnologias na prática educacional.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.