00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11807
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pop em língua inglesa: o estímulo da música no processo de empoderamento feminino
Título(s) alternativo(s): Pop in English: the stimulus of music in the process of female empowerment
Autor(es): Tenório, Brunna de Oliveira
Primeiro Orientador: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Benyelton Miguel dos
Resumo: Este trabalho tem como tema o pop em língua inglesa procura compreender como as músicas podem contribuir com o processo do estímulo ao empoderamento feminino. Meu objetivo geral é compreender como as músicas em língua inglesa estimulam o processo de empoderamento feminino e como as mesmas podem ser abordadas em contextos educacionais com objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de refletirem sobre a desigualdade social da perspectiva de gênero. Isto é válido porque pode proporcionar a reflexão dos estudantes sobre tais assuntos pertinentes à luta contra desigualdade de gênero. O método utilizado para esta pesquisa foi a análise das seguintes músicas pop em língua inglesa: Run the World (girl) de Beyonce, God is a Woman de Ariana Grande, Confident de Demi Lovato e Most Girls de Hailee Steinfeld. Cada uma reflete um tema importante respectivamente: mulheres no comando, liberdade sexual da mulher, confiança e autoestima feminina e a rivalidade que a sociedade quer que as mulheres tenham. Após as análises, refletimos sobre a importância da abordagem desses temas em contexto educacional.
Abstract: This work has as its theme pop in English and seeks to understand how songs can contribute to the process of stimulating female empowerment. My general objective is to understand how songs in English stimulate the process of female empowerment and how they can be approached in educational contexts in order to provide students with the opportunity to reflect on social inequality from a gender perspective. This is valid because it can provide students with reflection on such issues relevant to the fight against gender inequality. The method used for this research was the analysis of the following pop songs in English: Run the World (girl) by Beyonce, God is a Woman by Ariana Grande, Confident by Demi Lovato and Most Girls by Hailee Steinfeld. Each reflects an important theme, respectively: women in charge, women's sexual freedom, women's confidence and self-esteem, and the rivalry society wants women to have. After the analyses, we reflected on the importance of approaching these themes in an educational context.
Palavras-chave: Empoderamento - Mulheres
Música
Feminismo
Educação
Empowerment - Women
Music
Feminism
Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: TENÓRIO, Brunna de Oliveira. Pop em língua inglesa: o estímulo da música no processo de empoderamento feminino. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11807
Data do documento: 30-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pop em língua inglesa o estímulo da música no processo de empoderamento feminino.pdf240.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.