00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11598
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: R-PARTNER: um sistema para apoio à realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): R-PARTNER: a system to support the conducting of experiments with pretest and posttest design in online learning environments
Autor(es): Holanda, Leonardo Ulisses Lima de
Primeiro Orientador: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rafael de Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Raabe, André Luís Alice
Resumo: O uso de práticas educacionais baseadas em evidência vem ganhando relevância considerável em países no exterior. Essa tendência vem acompanhada do desenvolvimento de um aparato de pesquisa responsável por gerar e avaliar evidências científicas. Para a geração de evidências, um dos métodos mais convincentes são os experimentos controlados. Entretanto, tais experimentos são caros e difíceis de realizar. No contexto brasileiro, a pesquisa educacional que utiliza experimentos controlados é pouco expressiva, o que enfraquece a geração de evidências capazes de basear novas práticas educacionais. Neste cenário, o presente trabalho propõe um sistema capaz de apoiar a realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagem, buscando oferecer melhores condições para a realização destes experimentos. Um experimento foi conduzido para avaliar a percepção dos usuários sobre o sistema. Os resultados foram analisados estatisticamente e sugerem percepções positivas dos usuários em relação às métricas de facilidade de uso, utilidade e baixo custo de tempo do sistema. Conclui-se que o sistema é capaz de apoiar a realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste.
Abstract: The use of evidence-based practices in education is gaining traction in foreign countries. This trend has been accompanied by the development of a research apparatus responsible for generating and evaluating scientific evidence. To generate evidence, one of the most convincing methods is controlled experiments. However, such experiments are expensive and difficult to carry out. In the Brazilian context, educational research that uses controlled experiments is modest, which weakens the generation of evidence on which to base new educational practices. In this scenario, the present work proposes a system to manage experiments with pretest and posttest designs in online learning environments, seeking to offer better conditions for conducting these experiments. An experiment was conducted to evaluate the user's perception of the system. The results were statistically analyzed and suggest positive user perceptions regarding the system's metrics of ease of use, usefulness, and low time cost. It is concluded that the system is capable of supporting pre-test and post-test design experiments.
Palavras-chave: Experimentos científicos
Práticas baseadas em evidências
Pesquisa educacional - Software
Experiments
Evidence-based practices
Educational research software
Pretest-posttest design
Educational Research - Software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação
Citação: HOLANDA, Leonardo Ulisses Lima de. R-PARTNER: um sistema para apoio à realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagem. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11598
Data do documento: 19-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R-PARTNER: um sistema para apoio à realização de.pdf3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.