00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11485
Tipo: Dissertação
Título: Prática docente no ensino de sociologia em Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Teaching practice in the teaching of sociology in Maceió-AL
Autor(es): Mmende, Celeste Silvia Vuap
Primeiro Orientador: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Welkson Pires da
Resumo: A presente dissertação tem por objeto de estudo práticas de ensino de Sociologia no ensino médio em Maceió-AL, sendo analisadas as práticas docentes face ao perfil formativo profissional. Mais especificamente, identifica e confronta o perfil formativo dos(as) professores(as) de Sociologia com suas práticas pedagógicas, a fim de observar diferenças e semelhanças de atuação de profissionais licenciados e não licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Para isso, pretende-se observar as possíveis diferenças entre os conteúdos ensinados pelos(as) professores(as) licenciados(as) e não licenciados(as) em Ciências Sociais/Sociologia, bem como as possíveis diferenças da intencionalidade educativa, princípios metodológicos e materiais didáticos utilizados nas aulas. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando, na primeira etapa, uma revisão de literatura, e na segunda uma pesquisa de campo marcada por observação de práticas docentes e entrevista semiestruturada aos(às) professores(as) de Sociologia. O uso das duas técnicas de coleta de dados serviu para identificar a diferença entre as práticas pedagógicas, os conteúdos e recursos didáticos adotados pelos(as) professores(as) para o ensino de Sociologia e trajetória acadêmica e profissional dos(as) professores(as), o que nos possibilitou compreender como se deu os seus contatos com a disciplina de Sociologia e a influência deste contato em suas práticas educativas. O resultado aponta a diferença entre a prática educativa dos(as) docentes que lecionam a Ciências Sociais/Sociologia em Maceió: os(as) docentes formados(as) tendem apresentar hábitos do campo sociológico quando ensinam os temas, teoria e conceito de Sociologia; fenômeno que não acontece com os(as) docentes não formados(as) na área, que às vezes não mobilizam autores(as) das Ciências Sociais durante suas aulas.
Abstract: The present dissertation has as its object of study the teaching practices of Sociology in high school in Maceió-AL. Teaching practices in relation to professional training are analyzed. More specifically, it aims to identify and compare the formative profile of Sociology teachers with their pedagogical practices, in order to observe differences and similarities in the performance between licensed and non-licensed professionals in Social Sciences/Sociology. For this, it is intended to observe the possible differences between the contents taught by teachers with and without a degree in Social Sciences/Sociology, as well as possible differences in educational intention, methodological principles and teaching materials used in classes. In this perspective, a qualitative research was carried out, using, in the first stage, a literature review, and in the second, a field research marked by observation of teaching practices and semi-structured interviews with teachers. The use of the two data collection techniques served to identify the difference between the pedagogical practices, the contents and didactic resources adopted by the teachers for the teaching of Sociology and the academic and professional trajectory of the teachers, which allowed us to understand how they came into contact with the discipline of Sociology and the influence of this contact on educational practice. The result points to the difference between the educational practice of teachers who teach Social Sciences/Sociology in Maceió. Trained professors tend to have habits in this field when they teach the theme, theory and concept of sociology, which does not happen with professors who are not trained in the area, who sometimes do not mobilize these authors during the explanations.
Palavras-chave: Formação docente
Sociologia - Ensino médio - Maceió (AL)
Prática docente
Teacher training
Sociology - High School - Maceió (AL)
Teacher's practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: MMENDE, Celeste Silvia Vuap. Prática docente no ensino de sociologia em Maceió-AL. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11485
Data do documento: 26-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática docente no ensino de sociologia em Maceió-AL.pdf828.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.