00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11430
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção do conceito de saúde por escolares após as aulas de educação física com intervenções do programa residência pedagógica: um estudo piloto
Título(s) alternativo(s): The perception of the concept of health by schoolchildren after physical education classes with interventions from the pedagogical residency program: a pilot study
Autor(es): Souza, Lília da Silva
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: O atual estudo apresenta a percepção do conceito de saúde por dois grupos de alunos (Grupo Controle - GC e Grupo Experimental - GE) antes e após intervenções do subprojeto Educação Física do Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa tem por objetivo identificar as mudanças de conhecimento sobre o conceito de saúde em escolares do 6º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Maceió/Alagoas após intervenções teóricas/práticas. O contexto deste trabalho se situa no período de retorno ao formato presencial das aulas após a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de modelo experimental e com características de pré e após intervenção em molde piloto. A variável de interesse deste estudo se relaciona com a compreensão dos escolares sobre o conceito de saúde (para você, o que é saúde?). As categorias identificadas nas respostas dos escolares foram: saúde como ausência de doenças (21,79% no GC e 30,77% no GE na coleta 1 e 17,95% no GC e 15,38% no GE na coleta 2); saúde como o conceito da OMS (25,64% e 11,54% na coleta 1 no GC e GE, respectivamente, e 21,79% no GC e 44,23% no GE na coleta 2); saúde como Atividade física/Educação Física (5,13% no GC e 5,77% no GE na coleta 1 e 8,97% no GC e 11,54% no GE na coleta 2); saúde relacionada à alimentação (14,10% no GC e 9,61% no GE na coleta 1 e 11,54% no GC e 5,77% no GE na coleta 2); saúde relacionada com a prevenção à COVID-19 (7,69% na coleta 1 e 2,56% na coleta 2 no GC, sem respostas relacionadas no GE); saúde como o estado de felicidade (0,0% no GC e 5,77% no GE na coleta 1 e 12,82% no GC e 1,92% no GE na coleta 2); ausência de respostas (25,64% no GC e 36,54% no GE na coleta 1 e 24,36% no GC e 21,15% no GE na coleta 2). A vivência propiciada pelo PRP aos acadêmicos dos cursos pedagógicos gera um contato maior com o chão da escola e possibilita diálogos e discussões acerca do fazer docente, desenvolvendose diversos estudos e pesquisas.
Abstract: The current study presents the perception of the concept of health by two groups of students (Control Group - CG and Experimental Group - EG) before and after interventions of the Physical Education subproject of the Pedagogical Residency Program (PRP). The research aims to identify changes in knowledge about the concept of health in students of the 6th year of elementary school II of the public school system in the city of Maceió/Alagoas after theoretical/practical interventions. The context of this work is located in the period of return to the face-to-face format of classes after the COVID-19 pandemic. This is a qualitative-quantitative study, with an experimental model and with characteristics of pre- and post-intervention in a pilot model. The variable of interest in this study is related to the students' understanding of the concept of health (for you, what is health?). The categories identified in the students' responses were: health as absence of diseases (21.79% in the CG and 30.77% in the EG in collection 1 and 17.95% in the CG and 15.38% in the EG in collection 2); health as the WHO concept (25.64% and 11.54% in collection 1 in CG and EG, respectively, and 21.79% in CG and 44.23% in EG in collection 2); health as Physical Activity/Physical Education (5.13% in the CG and 5.77% in the EG in collection 1 and 8.97% in the CG and 11.54% in the EG in collection 2); food-related health (14.10% in the CG and 9.61% in the EG in collection 1 and 11.54% in the CG and 5.77% in the EG in collection 2); health related to the prevention of COVID-19 (7.69% in collection 1 and 2.56% in collection 2 in the CG, with no related answers in the EG); health as the state of happiness (0.0% in the CG and 5.77% in the EG in collection 1 and 12.82% in the CG and 1.92% in the EG in collection 2); absence of responses (25.64% in the CG and 36.54% in the EG in collection 1 and 24.36% in the CG and 21.15% in the EG in collection 2). The experience provided by the PRP to the academics of the pedagogical courses generates a greater contact with the school floor and allows dialogues and discussions about the teaching practice, developing several studies and researches.
Palavras-chave: Saúde
Educação física escolar
Covid-19 (Pandemia)
Health
School Physical education
COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SOUZA, Lília da Silva. A percepção do conceito de saúde por escolares após as aulas de educação física com intervenções do programa residência pedagógica: um estudo piloto. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11430
Data do documento: 18-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.