Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de história e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste |
Autor(es): | Vieira, Regina de Fatima Souza |
Primeiro Orientador: | Santos, Ivanildo Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Andréa Giordanna Araújo da |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma análise documental, que procurou investigar os PPC’s de pedagogia das Universidades Públicas do Norte e Nordeste e sua relação com o ensino de história e a história local, tentando compreender que lacunas são explicitas ou não ao fazermos uma análise mais criteriosa tendo como objeto de nossa pesquisa a história local. Buscamos entender como o ensino da História Local se apresenta na formação do pedagogo. Tivemos como objetivo conhecer e analisar os conteúdos do ensino da História Local inclusos nos currículos dos Cursos de Pedagogia de 16 (dezesseis) Universidades Públicas das regiões Norte e Nordeste, com ênfase nas capitais dos estados. A catalogação de dados da pesquisa ocorreu nos sites institucionais das referidas Universidades no período de 2019 a 2021. Como aporte teórico, nos apropriamos das discussões de Silva e Fonseca (2007), Sônia Nikitiuk (2004), Selva Guimarães Fonseca (2006), Raphael Samuel (1990 Paulo Knauss (2004), José D’Assunção (2004), Horn e Germinari (2011). Podemos perceber como o trabalho da história local ainda é muito frágil dentro das Universidades e como resultado temos um esvaziamento ou uma superficialidade no trato das relações histórias que podem favorecer e a formação da identidade profissional e social do professor. |
Palavras-chave: | Ensino de História - Norte e Nordeste. História Local Formação de Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | VIEIRA, Regina de Fatima Souza. O ensino de História e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste. 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, curso de pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388 |
Data do documento: | 30-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história e a história local - uma análise dos PPCs dos cursos de Pedagogia do Norte e Nordeste.pdf | 600.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.