00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de história e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste
Autor(es): Vieira, Regina de Fatima Souza
Primeiro Orientador: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andréa Giordanna Araújo da
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma análise documental, que procurou investigar os PPC’s de pedagogia das Universidades Públicas do Norte e Nordeste e sua relação com o ensino de história e a história local, tentando compreender que lacunas são explicitas ou não ao fazermos uma análise mais criteriosa tendo como objeto de nossa pesquisa a história local. Buscamos entender como o ensino da História Local se apresenta na formação do pedagogo. Tivemos como objetivo conhecer e analisar os conteúdos do ensino da História Local inclusos nos currículos dos Cursos de Pedagogia de 16 (dezesseis) Universidades Públicas das regiões Norte e Nordeste, com ênfase nas capitais dos estados. A catalogação de dados da pesquisa ocorreu nos sites institucionais das referidas Universidades no período de 2019 a 2021. Como aporte teórico, nos apropriamos das discussões de Silva e Fonseca (2007), Sônia Nikitiuk (2004), Selva Guimarães Fonseca (2006), Raphael Samuel (1990 Paulo Knauss (2004), José D’Assunção (2004), Horn e Germinari (2011). Podemos perceber como o trabalho da história local ainda é muito frágil dentro das Universidades e como resultado temos um esvaziamento ou uma superficialidade no trato das relações histórias que podem favorecer e a formação da identidade profissional e social do professor.
Palavras-chave: Ensino de História - Norte e Nordeste.
História Local
Formação de Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: VIEIRA, Regina de Fatima Souza. O ensino de História e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste. 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, curso de pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388
Data do documento: 30-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história e a história local - uma análise dos PPCs dos cursos de Pedagogia do Norte e Nordeste.pdf600.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.