00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11376
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Requalificação do complexo Feira-Mercado do Tabuleiro dos Martins em Maceió-AL: diretrizes e programa urbanístico
Autor(es): Silva, Ingryd Cosmo
Primeiro Orientador: Marques, Maria Regina Coeli Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Gardênia Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Hidaka, Lúcia Tone Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Viviane Regina Costa
Resumo: As feiras e mercados são espaços de comércios e serviços, mas não tangem apenas os aspectos comerciais, pois são capazes de promover a interação social e o intercâmbio cultural. Representam o mais tradicional meio de comercialização no varejo e atacado, cuja principal ação é a troca, e a partir dela consolidam-se às interações humanas. As feiras e mercados são frutos das atividades comerciais realizadas desde a pré-história, e apesar de sua origem distante, e das modernidades do século XXI são espaços urbanos que não estão obsoletos, mas ativos e movimentam a socioeconomia local e regional. O presente Trabalho Final de Graduação, aborda uma análise urbanística da Feira livre e do Mercado Público no bairro do Tabuleiro do Martins em Maceió-AL, nos contextos histórico, sociocultural e econômico. A Feira livre na av. Maceió está em atividade há mais de 100 anos, e em conjunto com o Mercado público, representam um complexo consolidado de comércios e de serviços para o bairro do Tabuleiro do Martins e seu entorno, para o município de Maceió e para a Região Metropolitana de Alagoas. O público alvo direto no bairro, é uma população de 64.755 habitantes (IBGE, 2010) considerando que 91,3% estão em domicílios permanentes ocupados de um total de 20.496 domicílios, e que 64,9% da população está na faixa etária economicamente ativa entre 15 e 64 anos. Todavia, o complexo Feira-Mercado possui um ambiente com uma precária infraestrutura urbana, com conflitos de fluxos e congestionamentos no sistema viário e insuficiência no sistema de saneamento básico, resultando em espaços públicos insalubres em face a comercialização forte e diversa de produtos alimentícios permeado por uma dinâmica econômica que garante a vivacidade do lugar. Portanto, o objetivo do presente trabalho é potencializar e requalificar as atividades desenvolvidas no complexo Feira-Mercado do Tabuleiro do Martins e adjacências, propondo diretrizes e um programa urbanístico espacializado para proporcionar qualidade e atratividade na utilização do espaço público urbano. Os dados coletados e apresentados neste TFG, atestam a abrangência e relevância da área do complexo Feira-Mercado, assim como justifica a proposta de requalificação apresentada no quarto capítulo.
Abstract: Sem abstract
Palavras-chave: Mercado Público do Tabuleiro dos Martins (Maceió, AL)
Feiras livres
Renovação urbana
Comércio
Serviços
Espaços públicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: SILVA, Ingryd Cosmo. Requalificação do complexo Feira-Mercado do Tabuleiro dos Martins em Maceió-AL: diretrizes e programa urbanístico. 2023. 152 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11376
Data do documento: 5-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.