00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: O Role-Playing-Game enquanto ferramenta facilitadora de estratégias argumentativas
Título(s) alternativo(s): The Role-Playing-Game as a facilitating tool for argumentative skills
Autor(es): Gomes, Pedro Henrique Matias Marques
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Macêdo, Gabriel Fortes Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nadja Maria Vieira da
Resumo: A presente dissertação aborda o processo de argumentação em contexto de Ensino Fundamental, através do uso de um jogo em modelo de RPG (Role-Playing-Game) enquanto ferramenta de intervenção com objetivo de favorecer melhorias na qualidade da argumentação dos jogadores, sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados obtidos através da intervenção, registrados em vídeo e transcritos, foram submetidos a uma análise qualitativa de caráter microgenético. Observou-se uma melhoria no fluxo de argumentação, assim como em aspectos como integração social, autocontrole e etc. Contudo, a pesquisa conta com limitações em relação a sistematização da coleta e análise dos dados. Observa-se melhores resultados relacionados a habilidades sociais do que para a argumentação, alvo dessa pesquisa. Por fim, vale considerar que, visto que o alvo da intervenção era o processo argumentativo, houve a falta de saturar o jogo com situações que fossem disparadoras de argumentação. Outras questões são apontadas em tópico específico para tal finalidade no decorrer do texto.
Abstract: The current dissertation addresses the argumentation process in an Elementary School context, through the use of a Role-Playing-Game (RPG) as an interventional tool with the objective of favoring improvements in the quality of players' arguments, through a Historical-Cultural perspective. The results obtained through the intervention, recorded on video and transcribed, were submitted to a qualitative analysis of micro genetic nature. There was an improvement in the argument’s flow, as well as in aspects such as social integration, self-control, etc. However, the research has its limitations in relation to the systematization of data gathering and analysis. There were better results related to social skills than to argumentation, the target skill of this research. Finally, it is worth considering that, since the target of the intervention was the argumentative process, there was a lack of saturating the game with situations that could trigger arguments. Other issues were pointed out in a specific topic for this purpose throughout the text.
Palavras-chave: Argumentação
Jogos de fantasia
Ensino fundamental
Argumentation
Role-Playing-Game
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: GOMES, Pedro Henrique Matias Marques. O Role-Playing-Game enquanto ferramenta facilitadora de estratégias argumentativas. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11359
Data do documento: 15-fev-2023
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