00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias
Título(s) alternativo(s): Understandings of the pedagogical practice of childhood education from the perspective of families
Autor(es): Melo, Keity Elen Da Silva
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa em educação, que teve como objetivo compreender as compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias de crianças usuárias de instituições infantis, de municípios de dois estados da região Nordeste, Alagoas e Pernambuco. Para tanto, a pesquisa envolveu a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países, Brasil e Dinamarca, e sua discussão em grupos focais formados por pais e mães de crianças pequenas. Caracteriza-se como um complemento da pesquisa mais ampla desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas, intitulada “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação” (HADDAD, 2018), que teve como objetivo compreender conceitos e valores básicos relacionados a boas práticas pedagógicas em educação infantil com a utilização do método Sophos. O referido método, desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004), combina a exibição de filmes de práticas contrastantes e sua discussão em grupo focal por diversos observadores/participantes.O termo é um acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem -, título que indica a finalidade do referido método: observações de segunda ordem. Assim, o pesquisador que se utiliza do Sophos observa pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. Com o uso do Sophos, a presente pesquisa é constituída por um empoderamento das vozes das famílias, as quais foram concedidas para o levantatamento de temas e questões discutidos neste estudo. Foram realizados dois grupos focais, compreendendo a participação de nove membros familiares entre pais e/ou mães de crianças matriculadas em creches, pré-escolas e/ou similares. Os temas emergidos nos grupos focais foram agrupados em três grandes categorias temáticas, sendo estas: visão de criança; educação infantil e vida cotidiana; e, interfaces entre a educação infantil e as famílias. A partir das três categorias analisadas, os pontos centrais de cada categoria foram reunidos, constituindo em um conjunto de duas abordagens pedagógicas - a lógica escolar e a lógica da vida - perseguidas e anunciadas nas compreensões das famílias, indicando, desse modo, que há um conjunto de lógica geral no controle das práticas pedagógicas visualizadas, discutidas e expressas em suas opiniões e depoimentos. As compreensões das famílias neste estudo, convidam-nos a refletir sobre um olhar mais atento, sensível e sutil no que diz respeito ao trabalho pedagógico com crianças pequenas, revelando uma interessante e importante premissa sobre o fazer pedagógico na educação infantil. A importância deste estudo é a de contribuir para a visibilidade e valorização das especificidades e práticas de cuidado e educação infantil, constituindo-se, assim, em um material de reflexão para as unidades de educação infantil a respeito do que as famílias pensam e como pensam as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses contextos.
Abstract: The present study deals with a qualitative research in education, which aimed to understand the understandings of the pedagogical practice of early childhood education from the perspective of the families of children using child institutions, of municipalities in two states in the Northeast, Alagoas and Pernambuco. To this end, the research involved the exhibition of two films about the daily situations of early childhood education in two countries, Brazil and Denmark, and their discussion in focus groups formed by parents of young children. It is characterized as a complement to the broader research developed at the Federal University of Alagoas, entitled “Understandings of the pedagogical practice of early childhood education: second-order observations from video recording” (HADDAD, 2018), which aimed to understand concepts and values basic principles related to good pedagogical practices in early childhood education using the Sophos method. This method, developed by two Danish researchers (HANSEN; JENSEN, 2004), combines the display of films of contrasting practices and their discussion in a focus group by several observers/participants. The term is an acronym for Second Order Phenomenological Observation Scheme, a title that indicates the purpose of that method: second order observations. Thus, the researcher who uses Sophos observes people who are observing the video recording pedagogical practice in the films. With the use of Sophos, the present research is constituted by an empowerment of the voices of the families, which were granted for the survey of themes and issues discussed in this study. Two focus group were carried out, comprising the participation of nine family members, including fathers and/or mothers of children enrolled in daycare centers, preschools and/or similar. The themes that emerged in the focus groups were grouped into three major thematic categories, namely: the child's view; child education and everyday life; and, interfaces between early childhood education and families. From the three categories analyzed, the central points of each category were brought together, constituting a set of two pedagogical approaches - the school logic and the logic of life - pursued and announced in the family’s understandings, thus indicating that there is a set of general logic in the control of the pedagogical practices viewed, discussed and expressed in their opinions and testimonies. The understandings of families in this study invite us to reflect on a more attentive, sensitive and subtle look with regard to pedagogical work with young children, revealing an interesting and important premise on pedagogical practice in early childhood education. The importance of this study is to contribute to the visibility and valuation of the specificities and practices of childcare and education, thus constituting a material for reflection for the early childhood education units about what families think and how they think pedagogical practices developed in these contexts.
Palavras-chave: Educação Infantil
Prática Pedagógica
Família
Sophos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Keity Elen Da Silva. Compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias. 2023. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11337
Data do documento: 28-set-2020
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