00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11334
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo é massa: revisão de literatura sobre a aplicação de jogos didáticos no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Omena, Roberta Cristina Fialho
Primeiro Orientador: Nicácio, Saulo Verçosa
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: Os jogos didáticos são recursos que podem auxiliar o estudante no desenvolvimento do seu conhecimento, possibilitando eficácia na aprendizagem. Os jogos também tornam o ensino mais motivador, fazendo com que os docentes possam relacionar os conteúdos ministrados nas aulas de Ciências com maneiras lúdicas e divertidas. O advento de estudos relacionados à aplicação dos jogos didáticos em sala de aula vem aumentando com o passar dos anos. Assim, este estudo objetiva analisar como os jogos didáticos podem ser eficientes durante o processo de ensino – aprendizagem nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Como resultado desta pesquisa, fica evidente que a utilização desse tipo de metodologia ativa, torna as aulas mais dinâmicas, motivadas e os estudantes mais autônomos, pois como metodologia ativa de aprendizagem, os jogos permitem uma maior autonomia por parte dos discentes. Além dos professores, os estudantes também podem auxiliar na construção dos jogos, assim, o processo de socialização também é observado através da aplicação lúdica de diferentes atividades.
Abstract: Não possui
Palavras-chave: Jogos pedagógicos
Ciências- Estudos e ensino
Metodologias ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: OMENA, Roberta Cristina Fialho. O jogo é massa: revisão de literatura sobre a aplicação de jogos didáticos no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11334
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.