00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11332
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão na exclusão: a língua como ferramenta social
Título(s) alternativo(s): Inclusion in exclusion: language as a social tool
Autor(es): Barros, Bárbara Rodrigues
Santos, Nívea Cristina da Costa
Primeiro Orientador: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Eraldo de Souza
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa não só como língua na modalidade formal, mas também como ferramenta de sociabilidade. Na atualidade, percebe-se diariamente o aumento na movimentação populacional no mundo. Para a inclusão desses sujeitos na comunidade, uma importante fonte do saber é a apropriação da língua falada no país em que se encontra, sendo indispensável para as necessidades vivenciadas no cotidiano. Devido às atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Ufal, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Maceió, tivemos contato com uma criança venezuelana, que tem como língua materna o espanhol, propusemos um estudo de caso que tem como objetivo geral expor como ocorre as práticas educativas de crianças imigrantes, as quais não têm a Língua Portuguesa como língua materna. Como objetivos específicos 1) Observar no período de 8 meses como a Língua Portuguesa está sendo apropriada pelos alunos imigrantes e 2) verificar como a apropriação da língua portuguesa influencia no processo de sociabilidade. Como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se os registros fotográficos, vídeos, diário de campo e portfólio, onde foram registradas as vivências, o comportamento, as interações e como a língua influenciava na sociabilidade de um aluno estrangeiro com outros alunos e com os profissionais de educação. Através das observações e registro em diário de campo percebeu-se que o estudante não se tornou um falante da língua, porém consideramos que houve apropriação por haver compreensão.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Imigrantes
Sociabilidade
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: BARROS, Bárbara Rodrigues; SANTOS, Nívea Cristina da Costa. Inclusão na exclusão: a língua como ferramenta social. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11332
Data do documento: 28-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão na exclusão - a língua como ferramenta social_organized.pdf
  Until 2024-05-25
310.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.