00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva
Autor(es): Damasceno, Emanoela Carlos
Silva, Thaiany Suellen Amorim da
Primeiro Orientador: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee1: Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
Resumo: Nos dias atuais, é perceptível o engajamento de alguns setores da sociedade em favor de ampliar a discussão sobre a inclusão, e principalmente o respeito com as diferenças, assim, a inclusão escolar faz parte desse contexto, e é fundamental na construção do conhecimento. Para tanto, o Ensino de Geografia deve contribuir nesse processo referente a Educação Inclusiva, visto que, essa ciência proporciona o conhecimento para a compreensão da relação dos seres humanos com o planeta Terra. Neste sentido, essa investigação terá como objetivo realizar um estudo do tipo estado do conhecimento, onde será feita a descrição da produção acadêmica e científica sobre o tema proposto, isto é, educação especial e inclusiva no ensino de geografia. A metodologia utilizada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Desta forma, foi realizado um levantamento, leitura e análise do material selecionado. Os resultados encontrados a partir do mapeamento indicam que as pesquisas no Ensino de Geografia com ênfase na Educação Inclusiva vem sendo realizadas com alguma regularidade ao longo dos últimos anos, no entanto percebe-se que tais investigações abordam metodologias pedagógicas que atendem deficiências específicas, como a visual em primeiro lugar e a surdez em segundo lugar. Por outro lado, apesar do número de trabalhos aqui investigados ser considerado relevante, vale destacar que não se obteve êxito quando a busca foi realizada na plataforma SciELO, o que possivelmente denota uma carência de pesquisas nesta área.
Palavras-chave: Educação Especial
Educação Inclusiva em Geografia
Estado do Conhecimento
Práticas Pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: DAMASCENO, Emanoela Carlos. SILVA, Thaiany Suellen Amorim da. O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294
Data do documento: 8-jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva.pdf766.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.