Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva |
Autor(es): | Damasceno, Emanoela Carlos Silva, Thaiany Suellen Amorim da |
Primeiro Orientador: | Raggi, Mariana Guedes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
Resumo: | Nos dias atuais, é perceptível o engajamento de alguns setores da sociedade em favor de ampliar a discussão sobre a inclusão, e principalmente o respeito com as diferenças, assim, a inclusão escolar faz parte desse contexto, e é fundamental na construção do conhecimento. Para tanto, o Ensino de Geografia deve contribuir nesse processo referente a Educação Inclusiva, visto que, essa ciência proporciona o conhecimento para a compreensão da relação dos seres humanos com o planeta Terra. Neste sentido, essa investigação terá como objetivo realizar um estudo do tipo estado do conhecimento, onde será feita a descrição da produção acadêmica e científica sobre o tema proposto, isto é, educação especial e inclusiva no ensino de geografia. A metodologia utilizada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Desta forma, foi realizado um levantamento, leitura e análise do material selecionado. Os resultados encontrados a partir do mapeamento indicam que as pesquisas no Ensino de Geografia com ênfase na Educação Inclusiva vem sendo realizadas com alguma regularidade ao longo dos últimos anos, no entanto percebe-se que tais investigações abordam metodologias pedagógicas que atendem deficiências específicas, como a visual em primeiro lugar e a surdez em segundo lugar. Por outro lado, apesar do número de trabalhos aqui investigados ser considerado relevante, vale destacar que não se obteve êxito quando a busca foi realizada na plataforma SciELO, o que possivelmente denota uma carência de pesquisas nesta área. |
Palavras-chave: | Educação Especial Educação Inclusiva em Geografia Estado do Conhecimento Práticas Pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | DAMASCENO, Emanoela Carlos. SILVA, Thaiany Suellen Amorim da. O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294 |
Data do documento: | 8-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva.pdf | 766.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.