00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11203
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mecanismos de regulação da educação de Maceió e instrumentos gerenciais na parceria SEMED/PNUD (2014-2019)
Título(s) alternativo(s): Mecanismos de regulación de la educación n Maceió y instrumentos gerenciales en la alianza SEMED/PNUD (2014-2019)
Autor(es): Silva, Edva Emanuelle Gomes da
Primeiro Orientador: Cêa, Georgia Sobreira dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: A regulação da educação municipal de Maceió pela parceria Semed/PNUD, no período de 2014 a 2019, foi o tema do estudo, com destaque para a inserção do gerencialismo na política educacional do município, como modelo de gestão focado no alcance de resultados preestabelecidos pelo PNUD e ativamente assumidos pela Semed. A problemática abordou como a parceria Semed/PNUD regulou a educação de Maceió, no período de 2014 a 2019, mediante a inserção de um conjunto de instrumentos gerenciais. O objetivo geral da pesquisa foi analisar mecanismos de regulação da educação de Maceió e seus respectivos instrumentos gerenciais inseridos pela parceria Semed/PNUD. Os objetivos específicos foram os seguintes: compreender o contexto histórico de surgimento do PNUD; identificar as principais formas de atuação do PNUD na educação brasileira, alagoana e maceioense, e caracterizar os instrumentos gerenciais vinculados aos mecanismos regulatórios da gestão por resultados e do monitoramento e controle de processos. Metodologicamente, se realizou uma pesquisa explicativa para identificar e compreender os fatores determinantes que deram origem ao objeto analisado, por meio de levantamento bibliográfico e de análise documental. Os referenciais teóricos trataram das categorias regulação, gerencialismo, parceria público-privada e mecanismos de regulação da educação; além disso, foram utilizados estudos pretéritos sobre a parceria em questão. A pesquisa documental teve como principais fontes documentos produzidos pelo PNUD e pela Semed, com destaque para materiais norteadores da política educacional e notícias sobre a parceria Semed/PNUD divulgadas em sítios oficiais. Entre os resultados da pesquisa se destacaram os seguintes: a) o Programa Viva Escola foi a expressão da adesão do governo municipal às concepções e ações protagonizadas pelo PNUD, por meio da parceria com a Semed; b) o gerencialismo foi a principal estratégia da parceria Semed/PNUD para regular a educação de Maceió; c) a gestão por resultados e o monitoramento e controle de processos foram mecanismos de regulação acionados por um conjunto de instrumentos gerenciais incorporados na condução da política educacional do município. Concluiu-se que a gestão por resultados e o monitoramento e controle de processos cumpriram papel primordial na regulação educacional maceioense, adequando-a a perspectiva gerencialista de condução da política educacional, secundarizando a participação dos profissionais que vivenciam o cotidiano escolar e subordinando-os às ações e concepções preconizadas pela parceria.
Abstract: La regulación de la educación municipal en Maceió por la alianza Semed/PNUD, en el período de 2014 a 2019, fue el tema de estudio, con énfasis en la inserción del gerencialismo en la política educativa del municipio, como modelo de gestión enfocado a lograr resultados preestablecidos por el PNUD y asumidos activamente por la Semed. El problema abordó cómo la alianza Semed/PNUD reguló la educación de Maceió, en el período de 2014 a 2019, mediante la inserción de un conjunto de instrumentos gerenciales. El objetivo general de la investigación fue analizar los mecanismos de regulación de la educación en Maceió y sus respectivos instrumentos gerenciales insertados por la alianza Semed/PNUD. Los objetivos específicos fueron: comprender el contexto histórico del surgimiento del PNUD; identificar las principales formas de acción del PNUD en educación en Brasil, Alagoas y Maceió, y caracterizar los instrumentos gerenciales vinculados a los mecanismos regulatorios de gestión por resultados y seguimiento y control de procesos. Metodológicamente, se realizó una investigación explicativa para identificar y comprender los determinantes que dieron origen al objeto analizado, por medio de un levantamiento bibliográfico y análisis documental. Las referencias teóricas versaron sobre las categorías de regulación, gerencialismo, alianza público-privada y mecanismos de regulación de la educación; además, se utilizaron estudios anteriores sobre la alianza en cuestión. Las principales fuentes de la investigación documental fueron documentos producidos por el PNUD y por la Semed, con énfasis en materiales que orientan la política educativa y noticias sobre la alianza Semed/PNUD publicadas en sitios web oficiales. Entre los resultados de la investigación, se destacaron los siguientes: a) el Programa Viva Escuela fue la expresión de la adhesión del gobierno municipal a las concepciones y acciones protagonizadas por el PNUD, a través de la alianza con la Semed; b) el gerencialismo fue la principal estrategia de la alianza Semed/PNUD para regular la educación en Maceió; c) la gestión por resultados y el seguimiento y control de procesos fueron mecanismos de regulación activados por un conjunto de instrumentos gerenciales incorporados en la conducción de la política educativa del municipio. Se concluyó que la gestión por resultados y el seguimiento y control de los procesos jugaron un papel primordial en la regulación educativa de Maceió, adecuándola a la perspectiva gerencial de conducción de la política educativa, dando un segundo lugar a la participación de profesionales que viven la experiencia escolar diaria y subordinándolos a las acciones y concepciones propugnados por la alianza.
Palavras-chave: Gerencialismo
Regulação da educação
Parceria Semed/PNUD
Programa Viva Escola
Alianza Semed/PNUD
Regulación de la educación
Programa Viva Escuela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Edva Emanuelle Gomes da. Mecanismos de regulação da educação de Maceió e instrumentos gerenciais na parceria SEMED/PNUD (2014-2019). 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11203
Data do documento: 27-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.