00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11197
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escala de motivação para uso do Tinder (EMUT): evidências psicométricas preliminares para o contexto brasileiro
Autor(es): Santos, Laís Rosa e Silva Oliveira
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Júlio Cezar Albuquerque da
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Sheyla Christine Santos
Resumo: A Escala de Motivação para o uso do Tinder (EMUT) foi desenvolvida para compreender quais as razões que motivam as pessoas a utilizarem o aplicativo, bem como o impacto do online dating a partir da geolocalização na mediação das relações amorosas da atualidade, além de servir para pesquisas sobre impactos positivos e negativos do uso desse tipo de. O instrumento tem como público-alvo pessoas maiores de idade, considerando que, para se cadastrar no aplicativo, o(a) usuário(a) tem que cumprir tal requisito. Neste sentido, este estudo objetivou reunir evidências psicométricas preliminares, a fim de validar a versão traduzida da EMUT para o contexto brasileiro, considerando os aspectos culturais, idiomáticos, linguísticos e contextuais próprios de sua tradução. Para isso, contou-se com uma amostra de 200 pessoas com média de 24,24 anos (DP=4,33), sendo a maioria do gênero feminino. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado um questionário online via Google Forms, já que ainda estávamos sob efeito das medidas de distanciamento social. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados no software R que permitirá realizar Análises Fatoriais Exploratórias (AFE) para conhecer evidências preliminares de validade das medidas utilizadas e em relação à consistência interna, serão verificados os índices de ômega de McDonald, via correlações policóricas, em razão da natureza da medida, escala Likert composta de categorias ordenadas. Conclui-se que a partir dos resultados apresentados, o presente estudo cumpriu com seu objetivo, visto que as análises psicométricas forneceram evidências de validade e precisão, o que indica que pode ser dada continuidade no processo de adaptação do instrumento para o contexto brasileiro.
Palavras-chave: Psicometria
Tinder
Motivação de uso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: SANTOS, Laís Rosa e Silva Oliveira. Escala de motivação para uso do Tinder (EMUT): evidências psicométricas preliminares para o contexto brasileiro. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11197
Data do documento: 27-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escala de motivação para uso do Tinder (EMUT) - evidências psicométricas.pdf498.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.