00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio de psicologia no contexto hospitalar: reflexões sobre a práxis do cuidado em saúde
Autor(es): Lisboa, Fernanda Martins
Primeiro Orientador: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferry, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Luciano
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de um estágio obrigatório em psicologia realizado durante a pandemia de covid-19, no ano de 2022, no contexto de uma clínica pediátrica em um hospital universitário do SUS. Utilizamos narrativas dos diários de campo como ferramenta de intervenção em diálogo com a Política Nacional de Humanização para suscitar reflexões e implicações sobre as práticas cotidianas que modulam as experiências de estagiários/as, profissionais e usuários/as no contexto hospitalar. No intuito de compreender as estratégias de cuidado que foram adotadas frente às demandas diversificadas e complexas e colaborar com novas perspectivas sobre como funcionam os processos instituídos nas políticas públicas de produção de saúde que atuam sobre as formas de cuidar e de gerir na realidade. Em conclusão, podemos observar que o cuidado humanizado se configura como um importante recurso terapêutico para as famílias e as crianças que sofrem com os impactos da hospitalização, sendo uma ferramenta necessária no cotidiano do processo de trabalho das/os profissionais de saúde.
Abstract: This article presents an experience report of a mandatory internship in psychology carried out during the covid-19 pandemic, in the year 2022, in the context of a pediatric clinic in a teaching hospital of the SUS. We used narratives from field diaries as an intervention tool in dialogue with the National Humanization Policy to raise reflections and implications on everyday practices that modulate the experiences of interns, professionals and users in the hospital context. In order to understand the care strategies that were adopted in the face of diverse and complex demands and to collaborate with new perspectives on how the processes established in public health production policies that act on the ways of caring and managing in reality work. In conclusion, we can observe that humanized care is an important therapeutic resource for families and children who suffer from the impacts of hospitalization, being a necessary tool in the daily work process of health professionals.
Palavras-chave: Formação acadêmica - Psicologia
Psicologia - estágio acadêmico
Cuidado em saúde -Crianças
Humanização
Hospitalização de crianças
Internship
Psychology
Health care
Humanization
Hospitalization of children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: LISBOA, Fernanda Martins. Estágio de psicologia no contexto hospitalar: reflexões sobre a práxis do cuidado em saúde. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11183
Data do documento: 22-dez-2022
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