00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11140
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS)
Autor(es): Beraldo, Guilherme Henrique Guimarães
Primeiro Orientador: Passos, Frederico Salgueiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Alex Emanuel Barros
Resumo: Este trabalho trata de uma sequência didática baseada nas teorias de aprendizagem de Ausubel e de Rogers, com foco na criação de um sequência didática voltada para a utilização de uma simulação em Visual Python. A simulação de Visual Python nos traz o conteúdo de movimento harmônico simples. Discute-se as vantagens de se utilizar as simulações para a aprendizagem dos alunos, a aprendizagem mais humanizada com base em Rogers. Discutimos sobre a utilização dos mapas conceituais como processo de avaliação, pois os mesmos podem nos mostrar como os alunos adquirem os subsunçores que são as ancoragens necessárias para que os alunos possam compreender os conteúdos. Este trabalho tem a intensão de realizar uma sequência didática para o conteúdo de Movimento Harmônico Simples (MHS), baseado nas relações dos conteúdos do primeiro anos e as suas relações com o MHS.
Abstract: This work deals with a didactic sequence based on the learning theories of Ausubel and Rogers, focusing on the creation of a didactic sequence focused on the use of a simulation in Visual Python. The Visual Python simulation brings us the content of simple harmonic motion. The advantages of using simulations for student learning, a more humanized learning based on Rogers, are discussed. We discussed the use of conceptual maps as an evaluation process, as they can show us how students acquire the subsumers that are the necessary anchorages so that students can understand the contents. This work intends to carry out a didactic sequence for the content of Simple Harmonic Movement (MHS), based on the relations of the contents of the first years and their relations with the MHS.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Movimento harmônico simples
Simulação
Sequência didática
Aprendizagem
Physics education
Simple harmonic motion
Simulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: BERALDO, Guilherme Henrique Guimarães. Sequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS). 2023. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11140
Data do documento: 30-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS).pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.