00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
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Tipo: Dissertação
Título: Ludo físico: uma experiência vivenciada no ensino-aprendizagem de física na educação carcerária
Autor(es): Barros, José Ailton Cardoso de
Primeiro Orientador: Farias, Antônio José Ornellas
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maria Socorro Seixas
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Maria Tereza de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Erms Rodrigues
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolver e divulgar o jogo didático Ludo Físico para auxiliar na compreensão e aprendizagem no conteúdo de Física com foco em energia sustentável para turmas de Ensino Médio. O protótipo do jogo foi avaliado pelos alunos privados de liberdades da Escola Estadual de Educação Básica Professor Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, na cidade de Maceió, Alagoas. Os resultados foram analisados e comparados por meio de um pré-teste e um pós-teste, a partir dos quais foi possível investigar se os alunos gostaram do jogo, se a maioria dos alunos aprenderam o tema abordado, com o objetivo de discutir as fontes de energia com uma linguagem simples e acessível aos discentes privados de liberdades da Educação de Jovens e Adultos. A dissertação aborda as fontes de energia renováveis e não renováveis, com destaque para as energias solar, eólica e nuclear, suas vantagens e desvantagens. A fundamentação teórica está baseada nos pesquisadores e pensadores Lev Vygotsky, David Ausubel e Antônio Ornellas. Como resultados, foi possível constatar a interatividade entre professor-aluno e aluno-aluno de maneira lúdica e associada ao uso das tecnologias gerando uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de Física, de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa.
Abstract: The present work presents a proposal to develop and disseminate the didactic game Ludo Físico to assist in the understanding and learning of Physics content with a focus on sustainable energy for high school classes. The prototype of the game was evaluated by students deprived of liberty at the State School of Basic Education Professor Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, in the city of Maceió, Alagoas. The results were analyzed and compared through a pre-test and a post-test, from which it was possible to investigate whether the students liked the game, if the majority of the students learned the topic addressed, with the aim of discussing the sources of energy with a simple and accessible language to the students deprived of freedom of the Education of Youths and Adults. The dissertation addresses renewable and non-renewable energy sources, with emphasis on solar, wind and nuclear energy, their advantages and disadvantages. The theoretical foundation is based on researchers and thinkers Lev Vygotsky, David Ausubel and Antônio Ornellas. As a result, it was possible to verify the interactivity between teacher-student and student-student in a playful way and associated with the use of technologies, generating a new perspective on the use of electronic devices during Physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of the attractive activity.
Palavras-chave: Física
Energia – Sustentabilidade
Ludoterapia – Física
Sistema carcerário – Educação
Pena privativa de liberdade – Ressocialização
Physics
Sustainable energy
Physical Ludo Game
Prison education
Deprivation of liberty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: BARROS, José Ailton Cardoso de. Ludo físico: uma experiência vivenciada no ensino-aprendizagem de física na educação carcerária. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11139
Data do documento: 30-ago-2022
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