00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ambiente educacional em curso pré-vestibular: relato de experiência numa instituição em Maceió.
Autor(es): Alves, Carla Gusmão
Calixto, Gabriele Cristina Ferreira
Primeiro Orientador: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: O presente artigo traz o relato de experiência das autoras sobre uma visita técnica e uma prática de roda de conversa realizadas em uma instituição de ensino voltada ao preparo de jovens para provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares, entre os anos de 2020 e 2021, na cidade de Maceió. Partindo da observação participante e do interesse das autoras, este trabalho tem como objetivo discutir à luz da teoria Winnicottiana o acolhimento em cursos pré-vestibulares. Desse modo, buscou-se discutir e analisar a partir do relato de experiência das pesquisadoras o conceito de “ambiente” e as implicações do ambiente educacional na vida de adolescentes que frequentam cursos pré-vestibulares. Para isso, as autoras apoiaram-se em dois documentos, a saber: relatório da visita técnica e o diário de bordo da roda de conversa. Escolheu-se o relato de experiência pois compreende-se que é possível produzir saberes por meio de vivências acadêmicas, além de promover a reflexão crítica. Foram encontrados resultados que apontam a classe social dos alunos da instituição, revelando que trata-se de indivíduos com privilégios em uma cidade economicamente desigual e verificou-se que a faixa etária predominante trata-se de adolescentes/jovens. A partir da discussão, conclui-se que a teoria winnicottiana pode contribuir de forma ampla para o estudo dessa fase de amadurecimento, pois trata-se de uma fase crucial no desenvolvimento humano. Por fim, a roda de conversa possibilitou construir um ambiente de acolhimento e afeto para as participantes, junto à instituição. Desse modo, apesar da falta de documentos encontrados relacionados ao ambiente aqui discutido, a partir do relato de experiência percebe-se a importância de estudos relacionados à discussão deste trabalho.
Abstract: This article presents the authors' experience report on a technical visit and a conversation circle held in an educational institution dedicated to preparing young people for the National High School Examination (ENEM) and entrance exams, between the years of 2020 and 2021, in the city of Maceió. Based on participant observation and the interest of the authors, this work aims to discuss, in the light of the Winnicottian theory, the reception in pre-university courses. Thus, we sought to discuss and analyze, based on the experience report of the researchers, the concept of “environment” and the implications of the educational environment in the lives of teenagers who attend pre- university courses. For this, the authors relied on two documents, namely: the technical visit report and the logbook of the conversation wheel. The experience report was chosen because it is understood that it is possible to produce knowledge through academic experiences, in addition to promoting critical reflection. Results were found that point to the social class of the institution's students, revealing that these are individuals with privileges in an economically unequal city and it was found that the predominant age group is teenagers/young people. From the discussion, it is concluded that Winnicottian theory can contribute in a broad way to the study of this maturation phase, as it is a crucial phase in human development. Finally, the conversation wheel made it possible to build a welcoming and affectionate environment for the participants, together with the institution. Thus, despite the lack of documents found related to the environment discussed here, from the experience report, the importance of studies related to the discussion of this work is perceived.
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Vestibular
Ambiente
Adolescência
Winnicott
Entrance Exam
Environment
Teenage
Winnicott, Clare
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: ALVES, Carla Gusmão; CALIXTO, Gabriele Cristina Ferreira. O ambiente educacional em curso pré-vestibular: relato de experiência numa instituição em Maceió. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11078
Data do documento: 13-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ambiente educacional em curso pré-vestibular - relato de experiência numa instituição em Maceió.pdf261.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.